Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
23/11/2018 às 09:00
Empresários pedem início das obras de pavimentação do Centro Empresarial do Bela Vista

Necessidade que já perdura 18 anos, a urbanização e pavimentação de ruas do Centro Empresarial Guilherme Devens, no bairro Bela Vista, em Aracruz, continua desafiando prefeitos. A diretoria da Associação dos Empresários do Centro Empresarial Bela Vista (ACEBEVI) cobra mais agilidade para se abrir um processo licitatório, a exemplo dos empresários que, antes do prazo, cumpriram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MP), financiando por conta própria o EIA/RIMA, em contrapartida, a prefeitura ainda não cumpriu a sua parte.

 

O presidente da ACEBEVI, Edenildo Bragatto Nunes, ouvido pela reportagem da FOLHA DO LITORAL, explicou que “os problemas que tínhamos em 2000, continuamos tendo em 2018. No final do último governo de Renato Casagrande (2011 a 2014), foi assinado o convênio com a Prefeitura de Aracruz, na época administrada por Ademar Devens e depois Marcelo Coelho, mas o valor da contrapartida não foi depositado e o sucessor, Paulo Hartung, não autorizou o início das obras. O atual prefeito, Jones Cavaglieri, tem dado atenção ao processo, mas o ritmo está lento e não atende à necessidade do Centro Empresarial”.

 

O diretor da ACEBEVI, Luiz Carlos Tofoli, explicou ao jornal que “foi assinado o TAC com o MP e os empresários assumiram o compromisso, que não era deles, de pagar o EIA/RIMA, procedimento base para que a prefeitura iniciasse a pavimentação em cumprimento a exigência do TAC. Falta agora o município agilizar a licitação da obra, conforme acordado. Nossa preocupação é que isso volte a ser aquela história (antiga), frustrando assim as expectativas dos empresários. Divaldo Crevelin, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, sempre batalhou muito por este projeto e nossa expectativa é que a administração cumpra a sua parte neste TAC e que a pavimentação comece”.

 

Outro diretor, Jerry Minchio, acrescentou que “os empresários se mobilizaram e cumpriram o acordo, conforme protocolo 2091 do EIA/RIMA entregue na secretaria municipal de Meio Ambiente em 11/06/2018, que está desde então sendo analisado, porém, enquanto isso, centenas de trabalhadores sofrem com a poeira e a lama”. Fato assegurado pelo operador de produção Luis Carlos Vieira. “Quando chove é um caos. A lama e os buracos tomam conta das vias; ônibus não passa; e, às vezes, nem dá para chegar ao trabalho”, pontuou.

 

Histórico

11/12/2017 – assinatura do TAC com o MP

12/12/2017 – solicitação de proposta para elaboração do EIA/RIMA

18/01/2018 – Recebimento do primeiro relatório parcial da empresa Líder Ambiental

28/02/2018 – Recebimento do segundo relatório parcial da empresa Líder Ambiental

11/06/2018 – Protocolamento do EIA/RIMA na secretaria municipal de Meio Ambiente pela empresa Líder Ambiental

 

Urbanização aguardada

O sonho dos empresários e trabalhadores do Centro Empresarial Bela Vista em ver o local urbanizado continua distante. A Reportagem da FOLHA DO LITORAL vem acompanhando e divulgando há muitos anos o drama vivido por aqueles que acreditaram em ter seus negócios no local.

 

Licitação estava programada para julho deste ano

Em resposta lacônica e curta, a Prefeitura de Aracruz, por intermédio de seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crrevelin, e do prefeito Jones Cavaglieri, frustrou as expectativas dos empresários do Bela Vista ao informar à reportagem que “o projeto de pavimentação e drenagem do Centro Empresarial está em licitação”, sem sequer acrescentar como anda o processo ou tranquilizar os proprietários de empresas que geram emprego no município.

 

O presidente da Acebevi, Edenildo Bragatto Nunes, assim que tomou conhecimento da resposta, lamentou, dizendo “que é uma lástima, não vale a pena replicar e o melhor é aguardar até o início do novo governo Renato Casagrande. O combinado com a administração foi que esta licitação deveria ter sido realizada em julho último”.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!