Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
25/10/2019 às 08:39
Santuário de Ibiraçu com acesso mais seguro

Com presença confirmada do governador Renato Casagrande, será entregue no domingo 27, às 8h30, no bairro Aricanga, em Ibiraçu, a passagem rodoviária inferior na via férrea no acesso ao Santuário Nossa Senhora da Saúde. O Túnel Ferroviário Aricanga faz parte do projeto de transposição da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que dará mais segurança para a comunidade, principalmente os romeiros e demais fiéis que frequentam o templo religioso católico.

 

Há dois anos, o bispo emérito da Diocese de Colatina e hoje Reitor do Santuário, dom Décio Sossai Zandonade, sofreu um acidente no local, quando houve uma colisão do seu automóvel com um trem com minério. O clérigo, que ficou internado por algum tempo, atribui a um milagre divino, com intercessão de Nossa Senhora da Saúde, o fato de escapar com vida.

 

Depois do acidente, ele passou a contar novamente seus anos de vida a partir do acontecimento. "Estou completando 2 anos", disse dom Décio no momento em que um representante da Vale expunha como será a obra subterrânea. Em setembro de 2018, durante a Romaria Diocesana do Apostolado da Oração, o representante da mineradora informou que a Construtora Fortes Engenharia faria o túnel, com prazo previsto para conclusão de um ano.

 

A obra substitui a passagem em nível sobre a ferrovia e faz parte das ações de melhoria contínua em segurança que a Vale realiza ao longo da EFVM. O investimento foi de aproximadamente R$ 10 milhões e o prazo de implantação da obra foi de um ano. A iniciativa contou com parceria do Santuário e da Prefeitura de Ibiraçu.

 

A nova passagem inferior possui pista rodoviária dupla, com 7,2 metros de largura e altura livre de 5 metros, que possibilita o trânsito de veículos de passeio, caminhões e ônibus. Na região da obra, ao longo da faixa de domínio da ferrovia, foi implantada uma vedação em uma extensão de 685 metros, com objetivo de preservar a segurança das pessoas.

 

O asfaltamento contemplou não só a passagem inferior, como também seus acessos numa extensão total aproximada de 800 metros. O projeto inclui ainda paisagismo e calçada com 2,10 metros de largura com guarda-corpo metálico, atendendo às normas de acessibilidade e garantindo o acesso seguro da comunidade.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!