Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
18/10/2019 às 08:45
Feira Cultural reúne povos indígenas em Aracruz

A arte dos povos Tupiniquim e Guarani do município de Aracruz estarão juntas na Feira Cultural da aldeia Pau Brasil, neste domingo 20, a partir de 09h, com apresentações, exposição e venda de artesanatos, comidas típicas, brincadeiras e roda de conversa.

 

O objetivo do evento é promover a visibilidade da cultura indígena por meio do artesanato, culinária, cantos, dança, vestimentas e histórias contadas e vividas pelos mais velhos das aldeias. Além do fortalecimento cultural, a feira também é considerada um espaço de diálogo entre dois povos e também um momento para que pessoas de outras culturas possam conhecer de perto a realidade dos povos indígenas de Aracruz.

 

A feira é um espaço de fortalecimento dos indígenas, onde os mesmos possam trocar experiências entre aldeias, como forma de resistência dos povos. Será também um espaço para que as pessoas não indígenas possam ver um pouquinho a forma dos indígenas viverem e resistir em meio a modernidade e a tecnologia que o mundo oferece” explica Josi Tupiniquim, gerente de assuntos indígenas da Prefeitura de Aracruz.

 

A feira é uma realização do Grupo de Artesãs e Artesãos e Grupo de Guerreiros e Guerreiras da aldeia Pau Brasil, com apoio da Prefeitura. O evento terá o apoio da Suzano, por meio do Plano de Sustentabilidade Tupiniquim e Guarani (PSTG) desenvolvido pela empresa. A feira Cultural surgiu a partir do desejo do Grupo de Mulheres da Aldeia Pau Brasil de retomar as atividades comerciais que já foram comuns entre as aldeias, fomentando o intercâmbio cultural e interação entre os habitantes locais.

 

Feira Cultural Tupiniquim e Guarani

Quando: 20 de outubro (domingo), a partir de 09h

Onde: aldeia Pau Brasil, Aracruz

Programação

09h00 - Abertura e café da manhã coletivo

09h30 - Fala das lideranças

10h00 - Mostra de vídeos e apresentação Tupiniquim

14h00 - Coral Guarani

15h00 - Grupo de arqueiros tupiniquim da Aldeia Caieiras Velha

16h00 - Roda de Conversa

17h00 - Apresentação Grupo de tambores da Aldeia Caieiras Velha junto aos grupos de guerreiros e guerreiras Tupiniquim das Aldeias Pau Brasil, Caieiras Velha e Irajá

+ Exposição e venda de artesanatos durante todo o dia

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!