Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
04/10/2019 às 09:28
Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz inicia atendimentos

A Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz já está funcionando no segundo andar da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guaxindiba, em espaço cedido pela prefeitura. O atendimento, iniciado na última segunda-feira 30, é voltado aos moradores do município, bem como a quem reside em Ibiraçu, Fundão, João Neiva ou Santa Teresa e faz uso de medicamentos de alto custo.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso, foi quem conseguiu junto ao Governo do Estado a implantação da Farmácia Cidadã em Aracruz. O município receberá anualmente R$ 30 milhões em medicamentos de alto custo. Eles são diferentes daqueles ofertados nas farmácias básicas e UBSs. Trata-se de medicamentos especializados para aquelas patologias onde já se tentou o tratamento por vias mais simples, porém sem melhorias.

 

A oferta na unidade da Farmácia Cidadã em Aracruz é de 273 tipos de medicamentos de alto custo no elenco padronizado usados no tratamento de doenças crônicas de tratamento prolongado, como mal de Alzheimer, doença de Parkinson, esquizofrenia, entre outras, fórmulas nutricionais e insumos para tratamento de doenças graves. Desse total, 140 são repassados pelo Ministério da Saúde e 133 o Governo do Estado fornece com recursos próprios.

 

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, a entrega dos medicamentos é feita exclusivamente por farmacêuticos e os pacientes saem das farmácias com as informações que precisam para usar as medicações corretamente.

 

Como ter acesso

Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual apresentando exames e documentos fornecidos pelo médico. Assim, a unidade abrirá um processo para avaliar a solicitação. Quando a avaliação é concluída, uma mensagem de texto (SMS) é enviada ao telefone do paciente ou do responsável informando se a solicitação foi aprovada ou não, e falando sobre a necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento nos casos aprovados. O horário de funcionamento da Farmácia Cidadã de Aracruz é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!