Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
27/09/2019 às 09:12
Banda Marcial de Vila do Riacho conquista prêmios inéditos

No último sábado 21, a Banda Marcial BANMEL, do distrito de Vila do Riacho, em Aracruz, conquistou o primeiro lugar em quatro quesitos (corpo musical, pavilhão nacional, regência e regente mor) da categoria Sênior do inédito Festival e Concurso de Bandas e Fanfarras (FESTCOBANFS) da Serra. A disputa foi contra a Banda Marcial Olímpio Bezerra, de Linhares, sendo esta a primeira vez, em mais de 10 anos, que os ‘Banmelitos’ – como são chamados os componentes da BANMEL – participaram de uma competição.

 

Maestro que rege a BANMEL, voluntariamente, há 16 anos, Fagner Queiroz Santos, o Tuti, descreveu o momento como um sonho realizado. “Levá-los para um concurso acreditando plenamente na capacidade da equipe é o que mais me realiza como profissional. Jamais conseguiria sozinho, tenho uma pequena equipe de voluntários [os instrutores musicais Henrique Chagas Correia, Robson de Jesus dos Santos e Ronny Sant’Ana; a coordenadora de ações, Thainara Da Vitória Marins; e Adenice Rosa, Aparecida De Marchi e Thaizy Da Vitória Marins, da comissão de pais e responsáveis] que me traz grandes resultados”, ressaltou Tuti.

 

O quesito corpo musical (instrumentistas) avalia alinhamento, garbo, marcha, repertório, harmonia, melodia, ritmo e interpretação. No quesito pavilhão nacional (componentes que levam a bandeira do país; do Estado e do município de origem da banda, seu escudo e suas respectivas guardas de honra) é avaliado uniformidade, posicionamento e condução, execução dos comandos, marcha, garbo, alinhamento e cobertura.

 

No quesito regência, a avaliação atenta-se a uniformidade, garbo, domínio musical, comando de grupos e técnica. Já o quesito regente mor (componente que conduz o corpo musical) avalia uniformidade, comando de voz, comando de bastão, marcha, garbo e a retirada da corporação.

 

Voluntários precisam de ajuda para tocar o projeto

Criada em 09 de julho de 1994, a BANMEL é hoje um projeto musical ligado ao grupo organizado Rede da Vila. Devido à falta de estrutura, a banda não disputava um concurso desde 2003. Só depois da doação de um uniforme completo pela Prefeitura de Aracruz e da compra de instrumentos adequados por meio de um edital de apoio da antiga Fibria (hoje Suzano) é que foi possível confirmar participação em uma competição.

 

A BANMEL, contudo, ainda depende de doações para continuar promovendo o ensino e o desenvolvimento de música; realizando apresentações maestrais em diversos eventos para os quais é convidada; e buscando novos títulos. Inclusive, já há uma nova competição em vista: é o Concurso Estadual de Jaguaré, que ocorre no próximo dia 26 de outubro. Toda e qualquer ajuda é bem-vinda para a banda marcial aracruzense confirmar presença.

 

Pais dos integrantes da BANMEL e amigos da comunidade de Vila do Riacho ajudam, mas nem sempre podem colaborar. O projeto não conta com patrocinadores diretos, apenas apoios esporádicos. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com a coordenação da equipe de voluntários, pelo telefone (27) 99797-2456.

 

Como ser um ‘Banmelito’

Para ingressar na BANMEL, basta comparecer ao Centro Musical do projeto, em Vila do Riacho, e agendar uma avaliação de pretensão musical, através do qual são observados os interesses e aptidões do candidato. Não há cobrança de taxa. As aulas ocorrem as terças e quintas-feiras, das 09h às 11h e das 14h às 16h. Nos mesmos dias, entre 18h30 e 20h30, ocorre o ensaio geral, que também é realizado aos domingos, das 14h às 17h.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!