Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
27/09/2019 às 09:07
Eleição de conselheiros tutelares tem vinte candidatos em Aracruz

Pela primeira vez em Aracruz, a eleição de conselheiros tutelares será realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. Com votação direta; secreta e facultativa, o pleito ocorre no próximo dia 06, das 8h às 17h, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e sete escolas do município. Eram 23 candidatos ao mandato 2020/2024, mas houveram duas desistências e o professor Ronivaldo de Jesus Ferreira, o Rony, foi vítima fatal de um acidente automobilístico no último dia 16.

 

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), coordenador do pleito, os 10 candidatos mais votados serão eleitos, sendo os demais considerados suplentes pela ordem de votação. Em caso de empate entre candidatos, vencerá aquele que tiver obtido a maior pontuação na prova de aferição de conhecimentos aplicada pela comissão organizadora em julho (o resultado foi divulgado por meio da Resolução CMDCA nº 17/2019). Persistindo o empate, terá preferência o candidato de idade mais elevada. As 10 vagas são divididas entre os dois conselhos da cidade: Sede e Orla.

 

Os locais de votação são as escolas Álvaro Souza (Vila do Riacho), Balão Mágico (Coqueiral), Esther Nascimento dos Santos (Santa Rosa), Mário Leal Silva (Guaraná), Placidino Passos (sede), Santa Cruz (Santa Cruz) e Zenília Varzem Ribeiro (Barra do Riacho). Em Jacupemba, a votação ocorrerá no CRAS. Para votar é necessário estar com a situação do título de eleitor regular e apresentar um documento com foto.

 

Apesar de o voto ser facultativo, a expectativa é que haja expressivo comparecimento eleitoral ao pleito. “A participação da comunidade é importante para dar legitimidade a este processo. O sentido de que os conselheiros tutelares sejam eleitos pela comunidade é que de fato eles a representem neste papel de proteção das crianças e adolescentes, que cabe também à sociedade conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por este motivo, o eleitor deve votar no candidato que tenha comprometimento e esteja qualificado para a função”, ressaltou Mayani Emanoelly Gardi Januário, presidente do CMDCA.

 

LOCAIS DE VOTAÇÃO

ARACRUZ SEDE – EMEF Placidino Passos (Centro)

BARRA DO RIACHO – EMEF Zenília Varzem Ribeiro

COQUEIRAL – CMEI Balão Mágico

GUARANÁ – CMEB Mário Leal Silva

JACUPEMBA – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

SANTA CRUZ – EMEF Santa Cruz

SANTA ROSA – CMEB Esther Nascimento dos Santos

VILA DO RIACHO – CMEB Álvaro Souza

 

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!