Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
20/09/2019 às 09:09
PM vai usar bafômetro que detecta no ar se motorista ingeriu bebida alcoólica

Aracruz será um dos 17 municípios do Estado onde a Polícia Militar irá utilizar um novo equipamento que vai auxiliar e dar agilidade na abordagem de motoristas com suspeita de consumo de álcool. É o etilômetro passivo, chamado assim, porque ao contrário do modelo tradicional não há necessidade de ser assoprado. Basta o policial aproximá-lo poucos centímetros para detectar no ar, pela respiração, se o condutor está ou não sob efeito de álcool.

 

O novo etilômetro, todavia, não dispensa o uso do modelo tradicional. O equipamento é de apoio, tendo como principal função fazer uma espécie de triagem prévia já que não aponta o teor de álcool no indivíduo, apenas mostra se ele bebeu ou não. De acordo com o Batalhão de Trânsito da PM, uma ação que durava cerca de oito minutos, agora pode durar dois segundos. A expectativa também é de aumento no número de abordagens como a Lei Seca.

 

Duas empresas passam por licitação para fornecer 105 etilômetros passivos à PM. O resultado sai no próximo dia 24. Depois, a empresa ganhadora tem até 90 dias para entregar os equipamentos. Até março do ano que vem, outros 115 etilômetros passivos poderão ser comprados, totalizando 220 aparelhos.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!