Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
17/09/2019 às 16:04
Linhares é o terceiro maior produtor de café do Brasil

Por Carlos Pereira, com informações da Prefeitura de Linhares

 

O Espírito Santo comemora um resultado importante para a cafeicultura. A cidade de Linhares é a terceira maior produtora de café do Brasil, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O município registrou um aumento de 128% na produção, dando um salto de 18,7 mil toneladas em 2017 para 42,8 mil toneladas em 2018. A média de Linhares é de 48,2 sacas por hectare, enquanto a estadual é de 35,3.

 

A inserção de novas tecnologias, condições de abastecimento e melhoramento genético das lavouras foram contribuições essenciais para a conquista desses resultados.

 

Se hoje o Estado é o 2º maior produtor de café do País, o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) é um dos principais responsáveis por essas vitórias.

 

Segundo Abraão Carlos Verdin, pesquisador do Incaper, o instituto cria ações em parceria com as prefeituras, secretarias municipais de agricultura, associações e cooperativas para orientar e trabalhar lado a lado com os produtores de café.

 

“As variedades de café que desenvolvemos são fundamentais nesse processo, sejam elas completas ou de clones. Ensinamos o manejo, como irrigar, nutrir e podar. Só essas orientações correspondem a cerca de 80% do sucesso dos empreendimentos agrícolas”, afirmou.

 

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pesca, também é um fator determinante para que as produções das cidades atinjam níveis de excelência em qualidade e volume. Em 2019, por exemplo, já foram entregues mais de R$ 13 milhões em equipamentos agrícolas no Estado.

 

Para o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, conhecimento e infraestrutura são as chaves das portas do sucesso. “Temos os Programas Ponte Rural, Calçamento Rural e Caminhos do Campo, que impactam diretamente na vida das pessoas. Damos a estrutura que os ambientes rurais precisam para produzir e distribuir. E o Incaper dá o suporte técnico e operacional aos produtores. O resultado obtido em Linhares é fruto do trabalho coletivo, envolvendo diversas instâncias públicas, que trabalham com o mesmo intuito: colocar o Espírito Santo no mapa da qualidade”, explicou.

 

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, pontuou os fatores que levaram o município a conquistar essas posições de destaque. “O perfil empresarial e tecnológico dos nossos produtores, seja do pequeno, médio ou grande produtor, além dos nossos recursos hídricos (lagoas) foram fatores importantes para alcançarmos os resultados”, comentou.

 

Já o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou que os números do IBGE mostram que o produtor tem focado no aumento da produtividade, mesmo em meio à crise que o setor enfrenta. “A prefeitura tem ofertado diversos serviços e ações, principalmente para o pequeno produtor rural ter ganhos na qualidade do grão”, completou.

Veja mais sobre Economia [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!