Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
16/09/2019 às 08:37
Conheça alguns mitos sobre a dengue

Apesar de a população ser informada corriqueiramente sobre os perigos e os sintomas da dengue, muitas informações falsas sobre a doença ainda circulam nas redes sociais. Com o intuito de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika, muitas pessoas utilizam métodos que não são eficazes para solucionar o problema.

 

Mitos recorrentes sobre a dengue

Toda picada do mosquito transmite a doença: essa afirmação é inconsistente. Só a fêmea infectada é que transmite os vírus.

 

É possível diferenciar a picada do Aedes Aegypti de outros mosquitos: não é verdade. A sensação de coceira e incômodo é semelhante em ambos.

 

Dengue hemorrágica não ocorre apenas em pessoas que têm a doença pela segunda vez: na verdade, qualquer tipo da doença ocorre de acordo com a virulência, ou seja, quando o vírus tem a capacidade de provocar a doença mais forte. Isso significa que vai depender da própria mutação que eles sofrem no ambiente, aquela que acontece pela seleção natural.

 

Tomar vitamina B afasta o mosquito: a vitamina pode afastar temporariamente o inseto, entretanto o resultado depende do metabolismo de cada pessoa, podendo não ter efeito nenhum.

 

Como se prevenir

Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

Tirar água dos pratos de plantas;

Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!