Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
06/09/2019 às 09:20
Delegacia Regional terá sede própria em Aracruz

A 13ª Delegacia Regional terá sede própria no bairro Bela Vista, em Aracruz. Na terça-feira 03, durante audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da nova unidade, a superintendente de Polícia Regional Norte, delegada Andreia Maria Pereira dos Santos, anunciou que a obra deve ter início nos primeiros meses de 2020, com prazo de conclusão de dois anos. “É um marco para a Polícia Civil em Aracruz”, comemorou Andreia.

 

Orçada em mais de R$ 5,4 milhões, a futura sede da 13ª Delegacia Regional será construída pelo Instituto de Obras Públicas do Estado (Iopes) em um terreno de 3.575,80 m², cedido pela Prefeitura de Aracruz, ao lado da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros.

 

Haverá três acessos no prédio da nova delegacia: um para atendimento à população, outro para entrada dos conduzidos e o terceiro para o setor de identificação. O projeto arquitetônico ainda prevê estacionamento com 61 vagas (35 de uso exclusivo das forças policiais e 26 públicas), além de rampa de aceso, banheiros adaptados e calçada cidadã.

 

Um ambiente mais humanizado, com acessibilidade e melhores condições de trabalho para os policiais é uma reivindicação antiga para a delegacia de Aracruz. Não à toa, 94% dos entrevistados pelo EIV disseram considerar positiva a construção da nova unidade no bairro Bela Vista. Ao todo, foram ouvidos 109 moradores do entorno das futuras instalações da sede própria da 13ª Delegacia Regional. A percepção, segundo a maioria dos opinantes, é de maior segurança.

 

Conclusões do EIV

Instrumento de planejamento e gestão urbana, instituído pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) concluiu que, sozinha, a sede própria da 13ª Delegacia Regional não impacta significativamente o sistema viário. O impacto do empreendimento é inferior a 2%, o que é tecnicamente aceitável. Todavia, indicou melhoria operacional no trevo do Bela Vista por parte do município. O EIV apontou ainda que a nova unidade policial tem compatibilidade com o local no qual será instalada, não tendo capacidade de causar impactos significativamente negativos para o meio ambiente. O morador que quiser opinar sobre o projeto tem até dez dias, a partir da data de realização da audiência pública (03/09), para procurar a secretaria municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão por meio de telefone (3270-7990) ou e-mail (sempla.cpdm@aracruz.es.gov.br).

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!