Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
06/09/2019 às 09:18
Ibiraçu e os seus 128 anos

Município que integra a região turística dos Imigrantes, Ibiraçu completa 128 anos de emancipação política na próxima quarta-feira 11. A festa alusiva ao aniversário da cidade começou ontem 05 e segue até amanhã 07, no parque de eventos César Rosalém.

 

Hoje 06, a partir de 21h, a animação fica por conta do Trio Kualysom, da dupla Henrique e Rhian e do cantor Léo Mai. Amanhã 07, também a partir de 21h, sobem ao palco a banda Monstros do Forró, o cantor Diego Santana e a dupla Rony e Ricy.

 

A entrada na festa – uma realização da MensoGás Produções e da Gauri Eventos apoiada pela Prefeitura de Ibiraçu – é gratuita. Além dos shows, o público poderá curtir as atrações de um parque de diversões e ainda se deliciar com as opções variadas das tradicionais barracas de comidas típicas.

 

O MUNICÍPIO

A colonização de Ibiraçu (o nome vem de uma imensa árvore, com quase 60 metros de altura) teve início em 1877 com a vinda de italianos de Gênova para o Brasil. Acessado pelas rodovias BR-101 e ES-257 e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), o município apresenta predominância do relevo ondulado e montanhoso. Em seu entorno encontram-se o Monte Negro, o Morro Encantado e o Morro da Vargem. Além das áreas verdes, o município também é cortado por vários rios. A economia se concentra basicamente na agricultura, com o cultivo de café e eucalipto. A população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 12.479 habitantes.

 

TURISMO

Além do maior mosteiro zen budista da América Latina (Mosteiro Zen Morro da Vargem), Ibiraçu contará com o maior monumento budista do Ocidente, hoje em fase de construção. O município abriga ainda o único santuário do Norte do Estado (Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde). Com a presença das crenças cristã e budista, foi criado o circuito turístico Caminhos da Sabedoria, um trajeto com 110 quilômetros de meditação e encontro com a natureza, levando os peregrinos de volta às origens da região, sendo recebidos por um povo acolhedor e cheio de histórias.

 

PASTEL E CALDO DE CANA

Combinação gastronômica que gera uma paz de espírito quase sem explicação, o pastel com caldo de cana é outra atração de Ibiraçu. Resistir à dupla é praticamente impossível na cidade, que reúne estabelecimentos especializados às margens da BR-101. A famosa matéria prima do açúcar, protagonista da história colonial do Brasil desde a época do descobrimento, tem a versatilidade a seu favor. Na hora de pedir um pastel, o leque é maior ainda.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!