Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
06/09/2019 às 09:16
Setembro Amarelo alerta para a prevenção ao suicídio

A cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas, apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta. Durante este mês, ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa. É o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

 

O mês de setembro foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado na próxima terça-feira 10. O objetivo da data é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado. A cor amarela, segundo o site do Centro de Valorização da Vida (CVV), representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

 

“O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas”, comenta a voluntária e porta-voz do CVV, Leila Herédia. Ainda segundo ela, permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se busque na morte a solução para suas dores.

 

“A morte em si já é um tabu. Morte por suicídio é ainda mais complicado, pois toca em questões de escolhas, crenças e barreiras sociais”, explica a voluntária ao comentar os motivos da falta de divulgação e debate sobre o assunto.

 

CVV: O Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de três milhões de atendimentos anuais são realizados por voluntários em mais de 110 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!