Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
30/08/2019 às 08:23
Aracruz se mantém na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro

Município integrante da Região Turística Verde e das Águas, Aracruz se manteve na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro. A relação é atualizada a cada dois anos e o novo mapeamento – divulgado na segunda-feira 26, no Diário Oficial da União, com 2.694 cidades de 333 regiões turísticas validadas pelo Ministério do Turismo – vai vigorar até 2021.

 

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

 

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo.

 

Robson Napier, secretário Nacional de Estruturação do Turismo, destacou que os novos critérios darão ao Ministério a oportunidade de trabalhar com foco na qualidade dos destinos e na melhoria dos serviços prestados aos turistas. “Em parceria com os estados e com o novo Mapa, vamos conseguir atuar com ações pontuais nestes municípios, para elevar o turismo brasileiro ao real patamar que lhe cabe, dando qualidade e boas experiências aos nossos visitantes”, complementou.

 

O prefeito Jones Cavaglieri ressaltou a importância para Aracruz em integrar o Mapa do Turismo. “Esse mapeamento baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor. Para Aracruz, um município com forte vocação turística, isso é imprescindível. Agora, vamos dar continuidade no nosso trabalho, dando total apoio as iniciativas voltadas para a oferta de atividades turísticas no município, bem como para a difusão do seu potencial turístico. O objetivo é alcançar o topo da categorização definida pelo Mapa do Turismo”.

Veja mais sobre Turismo [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!