Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
09/08/2019 às 08:45
Uso de maquete como ferramenta de construção do saber geográfico

Na Escola Ermentina Leal, em Vila do Riacho, Aracruz, um recurso didático já bastante conhecido em salas de aula tem ajudado o professor de Geografia Paulo Roberto do Nascimento a fixar o tema “projeções cartográficas” entre os alunos do 6° ano do turno vespertino. É a construção de maquetes, trabalho envolvendo a prática e também contextualização bibliográfica.

 

Seguindo as orientações do professor, os alunos confeccionaram maquetes físicas tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação a fim de representar elementos e estruturas da superfície terrestre. “É um recurso capaz de tornar mais efetiva a aprendizagem, fazendo com que os alunos aprendam de maneira simples os elementos básicos da representação cartográfica”, destacou Paulo Roberto.

 

A maioria das maquetes retratou áreas de vivência dos alunos. Para Rafael Emanuel Butter Lopes dos Santos, do 6°v1, e Ramon Santana Lucas, do 6°v2, a iniciativa oportunizou que eles e os colegas mostrassem sua criatividade. “Todos se empenharam e se ajudaram bastante. Foi bem mais descomplicado aprender assim”, concordam.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!