Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
19/07/2019 às 09:36
Dia D de combate ao sarampo em Aracruz

Aracruz terá o dia D de vacinação contra o sarampo amanhã 20, quando todas as Unidades Básicas de Saúde do município vão funcionar entre 7h e 16h. Também haverá um posto volante no Shopping Oriundi, de 9h às 16h. A mobilização visa proteger a população, considerando a possibilidade da reintrodução da doença, como já se verifica em outros locais do Brasil.

 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, provocada por vírus, grave e transmitida pela fala, tosse e espirro. A doença é extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola. O sarampo caracteriza-se principalmente por febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

 

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, os principais grupos de risco são as pessoas de 12 meses a 49 anos de idade. No contexto atual do risco de importação de casos, adolescentes e adultos de ambos os sexos também devem se vacinar. Outro grupo que deve estar imunizado, considerando a possibilidade de contato com pessoas infectadas, é o de profissionais de saúde das redes pública e privada.

 

Pessoas de até 29 anos de idade que não apresentarem registro de dose da vacina tríplice viral, devem tomar duas doses com intervalo de no mínimo 30 dias entre uma e outra. Já pessoas de 30 a 49 anos que não apresentam nenhum registro de dose da vacina, devem receber apenas uma dose.

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!