Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
12/07/2019 às 08:52
Guaraná comemora o sucesso de mais uma Italia Unita

Marca registrada do distrito de Guaraná, em Aracruz, a Italia Unita se consolidou como evento da comunidade italiana no Estado e mais uma vez foi um sucesso. A 9ª edição, promovida no último fim de semana, relembrou a figura da matriarca, considerada o pilar para muitas famílias italianas. A Carretela, ponto alto da festa, que este ano desfilou com 22 carros alegóricos, concentrando 1,5 mil pessoas em sua produção, foi acompanhada por cerca de 20 mil pessoas.

 

Como tradicionalmente ocorre, Guaraná se vestiu de branco, verde e vermelho – as cores da bandeira da Itália – para receber os visitantes. Flâmulas com sobrenomes das famílias italianas do distrito, como Cometti, Cuzzuol, De Angeli, Frigini, Martinelli, Rossoni, Soprani e Spinassé deram um toque especial à ornamentação da festa, que reuniu música, arte e gastronomia.

 

“É muito gratificante estar presente nesse resgate da nossa cultura italiana. Esse momento nos chama a atenção para a história e, ao mesmo tempo, os costumes e tradições”, disse o prefeito Jones Cavaglieri, que vestido a caráter, participou da Carretela em um dos carros alegóricos.

 

Outra atração da 9ª Italia Unita foi o desfile cultural promovido pelos alunos, professores e a equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Básica Mário Leal Silva. Ligada à Parceria pela Valorização da Educação (PVE), a iniciativa homenageou os 145 anos da imigração italiana no Brasil. “Percebemos o quanto é importante o recebimento e a valorização da cultura local. Estamos certos que educação se faz com o envolvimento das crianças e parceiros. Por isso, plantamos a cultura da leitura, para podermos colher o amor, a paz e a união. Essas ações e envolvimento de todos nos darão bons frutos”, ressaltam as diretoras Sônia Bravo e Flávia Fracalossi.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!