Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
12/07/2019 às 08:36
Uso de técnicas diferenciadas para o ensino na Escola Ermentina Leal

Trabalhar os conteúdos de Ciências e Biologia de maneira mais atrativa para conquistar e manter a atenção dos alunos. Esse tem sido um dos objetivos do professor Weligton José Peruch Júnior, da Escola Ermentina Leal, no distrito de Vila do Riacho, em Aracruz. “Procurar formas de tornar as aulas mais atrativas é sempre um desafio, mas com o apoio que recebemos da equipe pedagógica e dos colegas encontramos soluções criativas para os desafios de sala de aula. Ver o envolvimento e a participação dos alunos é gratificante, nos faz pensar em como podemos agir para que possamos envolver cada vez mais os estudantes”, destacou o professor.

 

O aplicativo Plickers é um dos recursos utilizados. Por meio dele, o professor faz perguntas e os alunos respondem simultaneamente, sabendo em seguida as respostas, como se fosse um jogo. Se é por isso ou não, o fato é que o método prende a atenção dos alunos, possibilitando aulas mais dinâmicas e interativas.

 

Entre as turmas que Weligton tem utilizado diferentes metodologias, está o 6º ano 3 do turno vespertino, onde muitos alunos não demonstram interesse pela aprendizagem. “Percebi uma mudança no comportamento da turma. Apesar de pequena, essa mudança nos traz a esperança que possamos melhorar a aprendizagem deles por meio de atividades diferenciadas. Através do Plickers pude não apenas avaliar os estudantes em questão, mas também orientar pontos de fragilidade e reforçar os descritores que necessitavam de reforço”, conta o professor.

 

Além de Weligton, outros professores têm procurado fazer aulas diferenciadas, ajudando a completar o trabalho que é desenvolvido pela escola, sempre primando pela aprendizagem cada vez mais significativa para o aluno. É o caso do professor de Matemática, Leonardo Campos, que aposta no bingo matemático para reforçar conteúdos como adição, subtração e multiplicação nas turmas de sexto ano. Ele destaca que a iniciativa tem proporcionado outros resultados. “Temos percebido uma diminuição dos registros de ocorrência relacionados aos alunos do sexto ano. Alguns alunos que antes nos davam muito trabalho têm apresentado interesse e comprometimento pelas aulas de Matemática. Isso é extremamente positivo”.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!