Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
05/04/2019 às 08:53
Jones Cavaglieri: 'temos boas notícias para Aracruz'

O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, recebeu a reportagem da FOLHA DO LITORAL em seu gabinete na última segunda-feira 1°, para falar o que o município pode comemorar aos 171 anos. Otimista com relação ao futuro, o chefe do executivo municipal também falou dos projetos que busca concluir para tornar a cidade cada vez melhor. “Nossa gestão teve início no período mais difícil da história econômica do Brasil. Felizmente, agora vemos sinais de retomada consistente da economia, o que representa aumento de recolhimento com royalties, oportunidade de investimentos e geração de empregos. Isso somado ao fato de sermos o melhor município para se viver no Estado; estarmos entre os 10 municípios capixabas mais equilibrados financeiramente; sermos um dos 10 municípios mais transparentes do Brasil e ainda sermos o quinto município do país que mais cria empregos proporcionalmente à população, é o que temos a comemorar e nos deixa bastante otimistas para concluir o mandato”, assegurou Cavaglieri.

 

Entre os 78 municípios capixabas, Aracruz é, na avaliação de Jones, o que tem maior projeção. O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas de atuação (Emprego e renda, Educação e Saúde), confirma a observação do prefeito. Hoje, Aracruz tem IFDM consolidado de 0.8413, o que coloca o município em primeiro lugar no ranking estadual. De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

 

“Nossa infraestrutura logística, além da posição geográfica privilegiada, explicam a atração de empresas. Cabe ao município garantir as melhores condições aos investidores e temos trabalhando muito bem nisso. Inclusive, estamos buscando renovar o prazo de instalação da nossa Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, ressaltou o prefeito, que na conversa, ainda enumerou as conquistas mais recentes de Aracruz, as que o município terá ainda neste ano e outras que serão celebradas até o final de 2020. Confira:

 

AS CONQUISTAS MAIS RECENTES DE ARACRUZ

Jones Cavaglieri assinou ontem 04, a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação da Escola Eurípedes Nunes Loureiro, no bairro Itaputera, ressaltando outra conquista importante: o ‘cerco eletrônico’, sistema capaz de dar todas as informações sobre a movimentação de um veículo em Aracruz a partir de sensores implantados em 32 pontos do município, podendo apoiar investigações policiais relacionadas a roubo de carros e cargas. “Estamos investindo mais de R$ 3 milhões para reabrir as portas da Escola Eurípedes Nunes Loureiro. A comunidade do Itaputera esperava e merecia essa atenção. Quanto ao ‘cerco eletrônico’, trate-se de mais uma ferramenta de monitoramento que o município, em parceria com o Governo do Estado, adota em favor da segurança da população. São conquistas importantes”, observou o prefeito.

 

AS CONQUISTAS QUE ARACRUZ TERÁ AINDA NESTE ANO

“Ainda neste ano, iremos inaugurar o Centro Municipal de Hemodiálise, em prédio anexo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guaxindiba, e entregar oficialmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) totalmente estruturada no bairro Vila Rica. Vamos inaugurar também as obras de drenagem e pavimentação realizada nos bairros Nova Conquista e Morobazinho, assinando na oportunidade a ordem de serviço para o calçamento do ligamento entre essas localidades e o bairro Morobá, o que beneficiará toda a microrregião. O município também voltará a ter frota própria de ambulâncias. Ao todo serão 10 veículos, um que o município já tinha e outros nove 100% adquiridos por meio de emendas parlamentares. Do total de ambulâncias, seis estarão equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, destacou Jones Cavaglieri.

 

AS CONQUISTAS QUE ARACRUZ TERÁ ATÉ O FINAL DE 2020

“Iniciamos as desapropriações para fazermos através de parceria com a iniciativa privada [condicionante do porto da Imetame] e o Governo do Estado o trecho norte do contorno viário, obra que, junto ao futuro trecho sul, acabará com o trânsito pesado do perímetro urbano de Aracruz. O trecho norte ligará a rodovia ES-124, na altura do bairro Guaxindiba, a ES-257, na altura da localidade conhecida como Morro das Almas. Já o trecho sul interligará a ES-257. Estamos prestes a retomar as obras do Centro de Atenção Primária em Saúde e Especialidades Médicas (CEMA), paralisadas há mais de seis anos no bairro Jequitibá, e iremos consolidar o projeto de uma nova barragem, que tem potencial para ser um novo atrativo turístico do município. Ela terá 300 mil metros quadrados de lamina d’água, acumulando em torno de 1,1 milhão de metros cúbicos de água para garantir o crescimento de Aracruz, tranquilizando-nos em relação à questão hídrica. Estamos consolidando também uma parceria em que serão investidos quase R$ 200 milhões para levar água e esgoto tratado a todo o nosso litoral, permitindo o progresso do município. Esperamos ter ainda a conclusão de uma obra importante do Governo do Estado que é a pavimentação asfáltica da ES-124 entre a sede de Aracruz e a localidade de Santa Rosa, com a duplicação da avenida Castelo Branco, no bairro Bela Vista”, pontuou o prefeito.

Veja mais sobre Política [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!