Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
08/02/2019 às 08:36
UPA Vila Rica atende mais de sete mil pessoas por mês

A Unidade de Pronto Atendimento do bairro Vila Rica (UPA) realizou 7.334 atendimentos no primeiro mês de funcionamento. Foram 1.183 atendimentos de urgência em atenção básica com observação de até oito horas e 192 com remoção; 4.630 atendimentos médicos; 242 consultas com ortopedista; 786 consultas na área da pediatria, além de 301 pacientes de outros municípios ou estados.

 

A UPA é o primeiro espaço de atendimento 24h em saúde gerenciado pelo Governo Municipal. Alícia Janine Amorim Soares, profissional responsável pela coleta de sangue, explica que exames de BCR e hemograma são os mais solicitados no laboratório. De acordo com ela, o resultado, dependendo do tipo, pode sair em alguns minutos ou entre uma e duas horas. Em cada plantão há três clínicos atuando, além de pediatra, ortopedista de apoio, enfermeiras e técnicos de enfermagem.

 

A partir do último dia 31, a UPA também passou a oferecer atendimento com dentista durante a noite. Quanto aos medicamentos, a farmacêutica Samira Gambarti explica que a UPA conta com remédios primordiais para atendimentos de emergência. “Temos medicamentos para atender diversas situações, os mais comuns são para pressão alta, dores e febre”, disse.

 

Opiniões

Na tarde de sexta-feira 01, Isac e Miriam Vasconcelos saíram do Irajá em busca de atendimento para o filho de cinco anos. O casal conta que o menino estava com febre alta desde o dia anterior, mas após o atendimento, passou a se sentir melhor. “Ele fez dois exames e o resultado de um deles saiu hoje mesmo. Depois ele foi consultado pelo médico que receitou alguns medicamentos para a garganta”, comentou Miriam.

 

Gediel Gabrielli do Nascimento procurou a UPA devido a intensas dores de cabeça. O adolescente de 16 anos, após o atendimento, foi encaminhado ao laboratório da unidade para realizar exames de sangue. “Da recepção fui encaminhado para medirem minha pressão. Esperei um pouco e fui atendido pela médica, que perguntou o que eu sentia. Depois, fui levado para outra sala onde me aplicaram uma injeção”, descreveu.

 

A aposentada Maria Ribeiro Loureiro, 68, moradora do bairro Bela Vista, foi até a UPA acompanhada da neta, após sentir fraqueza e alergia no corpo. A senhora conta que em pouco tempo recebeu toda assistência necessária, além de ter sido medicada. “Essa é a primeira vez que venho aqui e fui muito bem atendida. Tomei dois frascos de soro, fiz exames e agora aguardo o resultado. As meninas foram muito prestativas, não tenho nada a reclamar”, disse.

 

Alcançamos a marca dos 30 dias de funcionamento e efetuamos mais de sete mil atendimentos com segurança e qualidade. Graças à união entre a secretaria de Saúde e sociedade organizada, construímos a 1ª UPA 24H de Aracruz”, salientou o prefeito Jones Cavaglieri.

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!