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11/01/2019 às 08:45
Prefeito esclarece situação do Pronto Atendimento

O Prefeito Jones Cavaglieri e a secretária de Saúde, Clenir Avanza, receberam na tarde de quarta-feira 09, dezenas de moradores e lideranças comunitárias para poderem prestar esclarecimentos sobre o novo contrato da prefeitura de Aracruz com o Hospital Maternidade São Camilo, que transferiu o Pronto Atendimento (PA) SUS para a Unidade de Saúde do bairro Vila Rica desde o segundo dia do ano, funcionando em plantão 24h.

 

Isso ocorreu justamente após a renovação do contrato por mais dois anos, assinado no dia 1º de janeiro de 2019, no valor de R$ 12.739.633,13, que mantém apenas os atendimentos de extrema urgência e gravidade, realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pronto Socorro do Hospital.

 

Para mais esclarecimentos sobre o que envolve um Pronto Atendimento e um Pronto Socorro, os moradores acompanharam um vídeo que mostrou detalhadamente cada especificidade. O Pronto Atendimento, que é de responsabilidade do município, serve para atender os casos da atenção primária, de baixa e média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar. Já o Pronto Socorro é responsável para os atendimentos de alta complexidade nos casos de urgência e emergência.

 

O intuito foi mostrar às lideranças comunitárias que o ideal é utilizar um local mais adequado para o atendimento do tipo de emergência que se apresenta, assim como para os de baixa complexidade, procurando atendimento no lugar certo, o que contribui para que aconteça de forma mais rápida e com melhor resultado.

 

A mesma reunião já havia ocorrido com representantes do Lions Clube, Rotary Club, Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS), Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (AMEAR), Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Sindicato Comércio Lojista (Sindilojistas) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 

Na ocasião Jones, Cavaglieri também fez um alerta sobre as falsas informações que foram divulgadas nas redes sociais, o que contribuiu para um gerar um grande desconforto e preocupação junto aos moradores. “É muito importante que vocês tomem conhecimento de tudo que ocorreu envolvendo as informações divulgadas em redes sociais não autorizadas, que surgiram após o anúncio da não renovação do contrato do PA SUS com o hospital. Isso gerou um tumulto e incitou as pessoas à violência”, comenta.

 

No último dia 03, algumas pessoas foram à prefeitura fazer um manifesto acreditando que os serviços de pronto atendimento haviam sido cancelados, sendo que desde o dia 02 a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Rica está com um Pronto Atendimento 24h, que veio justamente após a renovação do contrato por mais dois anos, assinado no dia 1º de janeiro, que mantém apenas os atendimentos de extrema urgência e gravidade serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pronto Socorro do Hospital.

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