Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
07/12/2018 às 09:44
Eco101 comemora duplicação de apenas 4,5 km em Ibiraçu

A Eco101 conclui mais um trecho das obras de duplicação da BR-101 no Espírito Santo. Os motoristas que trafegarem pelos quilômetros 215,9 ao 220,4, em Ibiraçu, irão se deparar com mais 4,5 quilômetros de pista duplicada (parte desta extensão será afunilada para realizar encaixes de entrada e saída para a pista simples). O trecho ganhou novos dispositivos de segurança, nova sinalização horizontal e vertical e, para maior conforto dos moradores do distrito de Guatemala, uma passarela.

 

O traçado da pista foi retificado, entre os kms 218 e 219, no trecho da curva do Mosteiro, para suavizar e adequar curvas muito fechadas, compatibilizando com a velocidade da via, visto que a BR-101 foi construída entre as décadas de 1950 e 1970.

 

Além desse trecho, já foram liberadas duplicações em Anchieta e João Neiva. Também estão em andamento as obras do Contorno de Iconha e do trecho entre Viana a Guarapari, totalizando 47 quilômetros de obras de duplicação. Nos últimos dois anos, os volumes de recursos investidos nas obras de duplicação chegam a R$ 310 milhões. Nos serviços de conservação e manutenção da rodovia, a concessionária investiu outros R$ 110 milhões no mesmo período.

 

As chuvas registradas no Estado neste ano comprometeram em parte o cronograma de obras montado pela concessionária, tanto em Ibiraçu quanto em Iconha. Segundo Rodrigo Rodrigues, gerente de Engenharia da concessionária, a chuva foi acima da média entre janeiro e novembro de 2018 (conforme a análise de dados de estações pluviométricas próximas do trecho de Iconha).

 

Além disso, o total de número de dias com chuva ficou acima do normal neste período, com cerca de 43% dos dias com registro de alguma precipitação na região. Destacam-se nesse registro, os meses de fevereiro, março, abril, maio, agosto e novembro, que foram marcados por precipitação acima da média e grande quantidade de dias com chuva. Entre outubro e novembro (até o dia 25) choveu em 28 dias, de um total de 56 dias, o que representa cerca de 50% dos dias com registro de alguma precipitação na região.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!