Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
30/11/2018 às 09:30
Cooperativa de Acioli produz queijos especiais

Quarenta e cinco produtores de leite do distrito de Acioli, em João Neiva, uniram-se para enfrentar o concorrido mercado setor de laticínios. Eles formaram a Cooperativa Agroindustrial de Acioli (Coaac) para a produção de queijos tradicionais e especiais. Representantes do grupo participaram da reunião da Comissão de Cooperativismo da Assembleia Legislativa e apresentaram ao colegiado as propostas da entidade recém-criada.

 

A organização foi formalizada no último dia 20 de outubro, mas já são oito anos de trabalho para reunir os produtores da região, segundo o presidente da cooperativa, Edmar Favarato. O líder do grupo destacou uma vantagem da cooperativa: a proximidade com grandes centros consumidores capixabas. “Estamos às margens da rodovia BR-259, a 80 quilômetros de Vitória, 40 quilômetros de Colatina e 70 quilômetros de Linhares”, ressaltou.

 

Favarato relatou ainda que o grupo contratou um financiamento de R$ 1,5 milhão junto ao Bandes para conseguir colocar os planos em prática. Para ele, o diferencial da cooperativa é a produção de queijos especiais. Segundo informações passadas pelo diretor-executivo da entidade, Roberto Cuzini, já são produzidos o queijo minas padrão e a ricota, que são mais tradicionais, e os queijos colonial, parmesão, morbier e o colonial gourmet, que já é o carro-chefe do grupo. 

 

A dificuldade de trabalhar no setor leiteiro também foi destacada pelo coordenador de projetos da secretaria de Estado de Agricultura, Luciano Fasolo.  O produtor de leite vem enfrentando um contexto muito difícil. Uma das maneiras mais eficientes de os pequenos agricultores sobreviverem nesse mercado tão complexo e competitivo é a união”, frisou.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!