Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
30/11/2018 às 08:35
Aracruz pode perder fábrica de bio-óleo

Um projeto do governador Paulo Hartung, que tramita na Assembleia Legislativa desde agosto, se aprovado pode inviabilizar a implantação da fábrica de bio-óleo da Fibria em Aracruz. A proposta prorroga, em um mês, o prazo para que empresas celebrem termo de transação com o governo para pôr fim a litígios, visando a extinção de créditos tributários relativos ao ICMS.

 

O governo estadual havia autorizado a concessão de benefício fiscal na importação de equipamentos e insumos para a Fibria viabilizar o empreendimento, e parece ter voltado atrás em sua decisão. A indústria é detentora exclusiva do processo de fabricação de bio-óleo no Brasil.

 

Cerca de 70% da madeira usada no processo de fabricação da celulose pode ser aproveitada na produção de bio-óleo. O que isso significa? Com a mesma madeira usada para fazer 100 mil toneladas de celulose, a empresa consegue produzir cerca de 30 milhões de galões de 3,78 litros de bio-óleo/ano.

 

Em seu pronunciamento na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a revitalização da rodovia ES 010, em Barra do Sahy, na orla de Aracruz, no início do ano, o governador Paulo Hartung confirmou o empreendimento no município. O Iema até concedeu a Licença de Instalação (LI) para a fábrica em Barra do Riacho, ao lado da fábrica de celulose da Fibria. A empresa tem 38 projetos em andamento, e o mais importante é o do bio-óleo, usado no aquecimento de caldeiras industriais e no processamento de petróleo para produzir gasolina e diesel.

 

O investimento previsto é de R$ 500 milhões, gerando de 500 a mil empregos, com a planta industrial construída em dois anos e início da produção em 2020. A fábrica vai usar cascas e resíduos de madeira de celulose produzidos na própria sede da empresa, no município. O bio-óleo, também conhecido como biopetróleo, pode ser usado como aquecimento doméstico, fertilizantes orgânicos, aditivos e combustível.

Veja mais sobre Política [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!