Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
23/11/2018 às 13:36
Incentivo à vida saudável e ecológica é a aposta da SA Ambiental

Para que as novas gerações disseminem o gosto por ter uma vida saudável e ecologicamente correta, a SA Ambiental – empresa responsável pelo serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em Aracruz – idealizou um projeto de cultivo sustentável e de educação ambiental, cujos resultados iniciais superaram as expectativas.

 

Ao todo, 1.264 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de escolas municipais da sede e dos distritos de Guaraná e Jacupemba já visitaram a empresa, que montou em sua sede, no bairro De Carli, hortas e um pomar de pequeno porte com 30 tipos de plantas frutíferas diferentes, além de um meliponário, buscando propagar a conscientização sobre os benefícios de uma alimentação orgânica e não baseada apenas em produtos industrializados.

 

Os visitantes também conhecem a estrutura organizacional da SA Ambiental e ainda são conscientizados quanto à importância de um dos pilares para o sucesso na recuperação do meio ambiente: a coleta seletiva. “O gosto por ter uma vida saudável e ambientalmente correta é uma semente que ainda pode ser plantada durante a infância. Por isso, o público alvo da iniciativa são os estudantes. Nossa certeza é de que eles compartilharão o aprendizado obtido aqui com os seus familiares e vizinhos, incentivando-os a adotarem hábitos mais saudáveis e ecológicos. Essas boas práticas que implantamos aqui na SA são projetos de futuro”, destaca o gerente de operações da empresa, Renato Antunes.

 

Com a aproximação das férias escolares, o projeto encerrou sua programação neste ano. Em 2019, concluindo os trabalhos com turmas de 5° ano, a iniciativa vai receber alunos da orla de Aracruz e Santa Rosa. Na sequência, turmas de 3° e 4° ano passarão a ser contempladas pela proposta. A ideia é que ao perceberem o caminho que os alimentos percorrem até chegar à mesa, as crianças compreendam o valor de uma alimentação saudável, sem produtos com agrotóxicos, bem como o uso de plantas medicinais para curar e prevenir doenças e que a separação do lixo de forma correta traz benefícios ao meio ambiente.

 

A bióloga Andressa Pallaoro, consultora da SA Ambiental no projeto, reforça que a ideia não é se insurgir contra os produtos tradicionais, mas conscientizar os estudantes da cidade sobre os benefícios de uma alimentação orgânica, e não baseada apenas em produtos industrializados. “Por meio do projeto, espera-se que as crianças possam vir a mudar a forma como enxergam a vida e o seu próprio crescimento”, destaca a profissional, que durante a visita dos alunos ministra uma palestra sobre os serviços da SA e as boas práticas da empresa, além de acompanhá-los nos canteiros e no meliponário (um conjunto de colmeias de abelhas do gênero Melipona, nativas da Mata Atlântica brasileira, que não possuem ferrão e produzem um mel de elevada qualidade nutricional e medicinal), explicando a importância de cada espécie encontrada.

 

Limpeza urbana ganha eficiência com uso de tecnologia

Além de implantar boas práticas, cooperando para o aumento da qualidade de vida dos aracruzenses, a SA Ambiental trabalha continuamente para otimizar o serviço de limpeza pública, o qual ganhou um grande reforço recentemente. É a varrição mecanizada, equipamento que consiste em um caminhão auto vácuo com duas escovas laterais acopladas que efetuam a soltura de detritos junto ao solo e meio-fios das principais vias e logradouros. Acima dessas escovas há jatos d’água que minimizam a emissão de poeira proveniente do atrito da escova com os resíduos. No centro do equipamento, para onde os resíduos são direcionados pela escova, há um aspirador de alta potência que succiona os resíduos removidos das vias e do meio-fio.

 

Para potencializar a varrição mecanizada, a SA Ambiental acoplou ao equipamento um soprador que permite a limpeza completa dos passeios públicos, mesmo que eventualmente obstruídos por veículos estacionados, por exemplo. A empresa também investiu na compra de uma máquina de pintura de meio-fio e um trator dotado de um equipamento que, além de cortar, faz o ensacamento automático de grama e resíduos similares.

 

A SA AMBIENTAL – Presente no mercado desde 2000, a SA Ambiental, em 2016, passou por uma reestruturação em seus objetivos sociais para focar no segmento ambiental. Em franco crescimento, a empresa – que é genuinamente capixaba – participa de projetos e possui contratos em operação nos estados da Bahia e São Paulo, além do Espírito Santo. A SA também desenvolve atividades comerciais junto a importantes companhias privadas, prospectando serviços de engenharia, saneamento, limpeza e conservação, gerenciamento de resíduos, manutenção de áreas verdes, manutenção de estradas e rodovias, operação e manutenção de estacionamentos e projetos ambientais.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!