Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
23/11/2018 às 08:31
Fibria aprimora tecnologia a bordo das máquinas de colheita

A Fibria desenvolveu o Projeto Floresta Inteligente, com investimento em soluções tecnológicas para aprimorar o processo produtivo. Dentre essas tecnologias estão a utilização de smartphones, tablets e computadores de bordo com softwares voltados para a gestão florestal, que trazem resultados em produtividade e segurança para o plantio e a colheita do eucalipto.

 

O apontamento eletrônico levou para o campo smartphones e tablets equipados com um software que auxilia no registro das atividades diárias. Esse programa permite que os dados sejam compartilhados via internet e acessados em tempo real pelos gestores, oferecendo uma visão geral das atividades e dando subsídios para uma melhor gestão.

 

Essa tecnologia passou a ser implantada em 2012 nas unidades florestais da Fibria em São Paulo e foi expandida para as unidades de Três Lagoas (MS) e Aracruzno final de 2016. Somente na operação de plantio de eucalipto a tecnologia já reduziu para um terço o tempo de execução das atividades.

 

A busca pelo aumento de eficiência na produção florestal, que cresce, em média, 5% ao ano, inclui outra importante inovação: a utilização de mapas embarcados, que são computadores de bordo com o detalhamento da rota a ser seguida pelas máquinas florestais que fazem a colheita do eucalipto no campo.

 

Graças a esses mapas digitais, o operador consegue ter a visão geral da área, como se fosse um aplicativo de rotas que os motoristas utilizam no trânsito, e que traz informações precisas que reforçam a segurança operacional e a conservação de áreas de preservação ambiental ao alertar sobre a proximidade com nascentes, morros, pontos que podem dificultar o deslocamento em épocas de chuvas, dentre outras informações.

Veja mais sobre Economia [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!