Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
05/10/2018 às 09:11
Outubro Rosa alerta para diagnóstico precoce do câncer de mama

A cor rosa está em destaque neste mês, período no qual é realizada campanhas mundiais de conscientização das mulheres para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A estimativa é que 59.700 casos da doença surjam no Brasil até o final deste ano, sendo 1.130 no Espírito Santo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Segundo o oncologista Roberto Lima, do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon), o câncer de mama não pode ser totalmente prevenido, em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença. Porém, a campanha chama a atenção da população para a importância da prevenção primária, baseada principalmente na realização regular da mamografia.

 

A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. O ideal, porém, é que ela seja feita a partir dos 40 anos, já que 20% das mulheres com câncer de mama têm entre 40 e 50 anos. Quando houver indicação médica, em caso de mamas densas, por exemplo, o exame deve ser complementado pela ultrassonografia.

 

Além da mamografia, outra recomendação importante para reduzir os riscos de desenvolvimento do câncer de mama é praticar regularmente atividades físicas e adotar uma alimentação saudável, evitando principalmente excesso de gorduras e açúcar. Dentre os principais fatores de risco estão a idade, aspectos endócrinos e genéticos.

 

Possuem risco aumentado as mulheres com história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade (não ter tido filhos) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais de cinco anos.

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!