Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
28/09/2018 às 08:53
Fibria investe em tecnologia na área florestal

A partir de um diagnóstico, a Fibria estruturou a gestão de iniciativas de digitalização da floresta no Projeto Floresta Inteligente. Liderado pela área Florestal, foi criada uma arquitetura de coleta, comunicação, análise e disponibilização de dados, em que todas as ações de novas tecnologias são centralizadas no Projeto Floresta Inteligente.

 

São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (Silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implantados e os resultados podem ser aferidos em diversos deles.

 

Caminhões com telemetria

A área de Logística Florestal atingiu, nos últimos cinco anos, redução de 43% na taxa de acidentes com afastamento e 60% na taxa de acidentes com e sem afastamento. As principais causas dessa redução são o treinamento de motoristas e o uso de tecnologia de precisão no acompanhamento das operações. Em 2016 foi atingida a marca de 100% da frota com telemetria.

 

Torres de videomonitoramento de incêndios

O fogo é um risco sempre ameaçador para a floresta, pessoas e biodiversidade. Para reduzir o tempo de resposta aos alarmes de fogo, foram instaladas torres equipadas com câmeras de vídeo para detecção de focos de incêndio. Até 2017, 50 torres foram instaladas nas unidades de Três Lagoas (MS) e Aracruz, com alcance de até 20 km.

 

Tecnologia LIDAR

É uma tecnologia inovadora em medição de áreas, relevo e árvores para inventário. Faz censo da floresta através da captura de dado por sensor laser e depois analisados por software especializado. A Fibria reduziu em 12% o custo de monitoramento e atualização de áreas, além de viabilizar inúmeros projetos de modernização que resultaram no aumento de 1,2% de nossa área plantada.

Veja mais sobre Economia [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!