Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
11/05/2018 às 08:27
Leite: governo vai elevar crédito presumido para produtores

Por: Luciana Wernersbach / Foto: Tati Beling

 

Produtores de leite, representantes de cooperativas, da indústria, do governo do Estado, além de deputados, se reuniram mais uma vez para debater sobre benefícios e valorização do setor de laticínios do Espírito Santo. Na presidência da Assembleia Legislativa na quarta-feira 09, o Executivo anunciou que vai acatar pedido feito na última reunião, que eleva o crédito presumido de ICMS dos produtores rurais de 7% para 12%.

 

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, após estudos de viabilidade que analisaram os impactos na receita do Tesouro desse novo projeto. "Dentro das propostas apresentadas, essa acatada estimula a venda interna, portanto, oferece maior valor agregado ao leite", explica. A outra solicitação era relacionada ao crédito presumido na saída do leite in natura: as cooperativas pediram equiparação desse crédito, atualmente dado para o leite UHT e outros produtos derivados de leite, que é de 11%. No entanto, o governo não acatou. "Dessa forma, fica parecendo que a gente estaria fortalecendo a indústria de fora", explicou Funchal.

 

"Nós batalhamos nessa reunião no sentido de construirmos uma saída para essa negativa, pois os dois pleitos são muito importantes para as cooperativas de menor porte, para que elas possam também se tornar competitivas e não ter prejuízos, já que a grande maioria é formada por pequenos produtores de agricultura familiar. Então, vamos fazer um dever de casa, apresentar nossa justificativa, com muito embasamento técnico", ressaltou o superintendente da OCB-ES, Carlos André Santos de Oliveira.

 

O Projeto de Lei 79/2018 eleva a alíquota do imposto sobre o leite UHT que vem de outros estados de 12% para 17%%. O presidente da Assembleia, Erick Musso, agendou nova reunião para o dia 6 de junho, às 14 horas, para que OCB, Findes e governo apresentem os resultados do estudo e talvez um novo projeto.

Veja mais sobre Política [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!