Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
13/04/2018 às 15:31
Aracruz cria conselho gestor da reserva dos rios Piraquê-açu e Mirim

Em reunião na Base Oceanográfica da Ufes em Santa Cruz, foi criado oConselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável dos rios Piraquê-açu e Piraquê-Mirim, criada recentemente em Aracruz. Participaram pessoas da Gerência de Recursos Naturais, Sindicato Patronal Rural, ICMBio, Idafe associações de moradores de Santa Cruz, Irajá, Caieiras Velha, Laginha e Santa Rosa.

 

Na reunião foram pautados diversos assuntos, entre eles a apresentação dos membros presentes, objetivos do Grupo de Trabalho (G.T) e do Conselho Gestor, planejamento do GT, levantamento das áreas prioritárias para a confecção de uma nota técnica, assim como elencar as principais demandas que devem ser consideradas e representadas pelo Conselho Gestor.

 

A bióloga Luciane Ayres lembrou que, antes de realizar a reunião, já havia acontecido encontros com as comunidades envolvidas com o intuito de levantar nomes para compor os grupos, assim como conhecer as atividades desenvolvidas no entorno da reserva, que abrange uma área de 2.080 hectares. Luciane mostro um breve histórico com a cronologia da reserva do município, desde sua criação, em 1986, até o decreto municipal em 2017, que estabeleceu o Conselho Gestor.

 

Nas atividades desenvolvidas, cada grupo recebeu um mapa e uma folha para que os membros apontem e enumerem os locais e tipos de atividades existentes e em potencial no domínio adjacente à reserva, e os locais onde são mais preservados e impactados. As ações desses grupos envolvem o mapeamento de setores usuários, sua relação com a reserva e o uso do território, para possibilitar o levantamento de dados secundários com as principais ameaças, as sobreposições territoriais e conflitos existentes, visando proteger a natureza e preservar a área natural que abriga populações tradicionais.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!