Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
06/04/2018 às 08:52
Energia do futuro em Aracruz: sistema da Ciclux associa vantagens econômicas à sustentabilidade

Economia através da geração de energia limpa. É com esta proposta que a Ciclux Energia Solar acaba de chegar em Aracruz. Especializada em instalações comerciais e residenciais na área de energia solar fotovoltaica, a empresa oferta um sistema de captação cujo investimento pode reduzir em até 95% a conta de luz por pelo menos 25 anos, período estimado de funcionamento dos equipamentos.

 

O empresário Bruno Rosa Bitti explica o funcionamento da solução em energia solar fotovoltaica. "Os módulos solares que comercializamos e instalamos captam a luz do sol e geram energia. Essa energia passa por um inversor e é convertida para as características da rede elétrica da concessionária de distribuição local. Depois de passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer aparelho elétrico. E, se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede gerando créditos energéticos para o usuário. À noite, quando a geração de energia solar é interrompida, esses créditos são utilizados para o abatimento da energia consumida no período".

 

Bruno Bitti explana ainda que "a compensação de créditos é feita de maneira automática na hora da emissão da conta de luz. Portanto, não há armazenamento de energia. O excedente é transformado em créditos junto à distribuidora e convertido em economia para o proprietário do sistema, que só não chega a ter a conta zerada porque precisa pagar a taxa de disponibilidade da concessionária".

 

Não há necessidade de um dia de céu limpo e com muito sol para o sistema da Ciclux operar. Ele produz energia em dias nublados, porém numa intensidade menor. À noite, não há geração, mas o sistema fica conectado à rede da concessionária de distribuição local e o usuário consome a energia da distribuidora. Para receber o sistema, a casa ou empresa, além de ser atendida por uma concessionária distribuidora de energia, precisa de um espaço útil com insolação para receber a instalação dos módulos fotovoltaicos.

 

Além de uma redução expressiva na conta de luz, deixando-a imune à inflação energética, o sistema solar da Ciclux – que pode ser financiado em até 36 vezes – promove a valorização imediata do imóvel onde for instalado. O trabalho é realizado em parceria com a Blue Sol Energia Solar, que cuida da elaboração dos projetos, fornecimento dos equipamentos, logística e conexão com as distribuidoras de energia elétrica. "É um investimento altamente rentável, que busca sustentabilidade ao utilizar uma fonte limpa de geração de energia", pontua Bruno Bitti.

Veja mais sobre Economia [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!