Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
09/02/2018 às 09:53
Aracruz entre as 100 cidades do país que mais criaram empregos em 2017

Das 100 cidades brasileiras que mais criaram empregos em 2017, Aracruz é o único município capixaba que aparece no ranking, segundo dados do Ministério do Trabalho, que tem como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No ano passado, o município criou 1.527 vagas de emprego e ficou na 27ª posição. Foram 21.295 admissões e 19.768 desligamentos.O Brasil fechou o ano com 20.832 postos de trabalho.

 

Serra foi a cidade que mais fechou postos de trabalho no Estado, e Aracruz foi a que mais abriu. Serra fechou 1.981 postos de trabalho formais no ano; seguido de Cachoeiro de Itapemirim, com 1.073. Ao todo, foram 14 municípios com saldo negativo de vagas formais.

 

O problema de geração de empregos em Aracruz desafia as administrações, com constantes divergências em relação à contratação de pessoal de fora do município e reserva de vagas para trabalhadores locais. Recentemente os vereadores criaram uma CPI para investigar os procedimentos adotados pelo Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), e a questão se arrasta nos bastidores da política.

 

No vizinho município de Ibiraçu, que tem grande parte de sua população empregada em Aracruz, o vereador Otávio Maioli, tentando garantir este direito, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade na Promotoria de Justiça de Aracruz, contra a lei 4.140, sancionada em novembro do ano passado pelo prefeito Jones Cavaglieri, determinando às empresas prestadoras de serviços que 70% das vagas de empregos a serem abertas sejam destinadas a trabalhadores residentes em Aracruz. O vereador de Ibiraçu alega que a competência sobre o direito de trabalho é da União.

Veja mais sobre Economia [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!