Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
24/11/2017 às 08:09
Maior feira de artesanato do Estado movimenta cultura, economia e turismo

A tradicional feira ArteSanto chega à sua 5ª edição mais forte do que nunca. Consolidado, tornou-se um evento cultural e turístico já esperado pelos capixabas. A feira, que começa amanhã 25 e vai ate o dia 03 na Praça do Papa, em Vitória, contará com a participação de mais de 500 artesãos e espera receber 45 mil visitantes, com a expectativa de movimentar mais de R$ 10 milhões na economia do Estado.

 

Ao todo, a ArteSanto terá 3,4 mil m² e vai apresentar produtos de 17 diferentes tipologias de artesanato, como peças produzidas em cerâmica, fios e tecidos, madeira, fibras naturais, osso, joias, couro e borracha. Além disso, o evento vai dispor de programação cultural e de uma grande praça de alimentação, com produtos típicos e caseiros, tornando-se ponto de encontro para toda a família.

 

O Estado possui hoje 15 mil artesãos, sendo quase 10 mil associados à Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), além de 76 associações da categoria. O setor está presente nos 78 municípios do Estado. A panela de barro é a maior representação do artesanato capixaba.

 

O artesanato de conchas, outra tradição do Estado, é encontrado nas principais cidades litorâneas, principalmente em Piúma, e é exportado para toda a América do Sul. A imensa variedade de fauna e flora marinha da região já permitiu a descoberta de uma das mais raras espécies de conchas do mundo: a Oliva Zelindea. Além dos expositores tradicionais, a feira trará ainda a Galeria dos Mestres e um espaço para Projetos Especiais.

 

De Aracruz o destaque é para ogrupo ‘Nós Mulheres’, formado por mulheres em risco social, que apresentarão suas peças fabricadas com paletes, reaproveitados de construções civis da região. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, de16h às 22h; e aos sábados e domingos de 10h às 22h, com entrada gratuita.

Veja mais sobre Economia [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!