Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
11/08/2017 às 09:14
Ação em Santa Cruz alerta contra poluição das praias

Entre os dias 28 de abril e 28 de maio deste ano, idealizadores e voluntários da Associação Vivas Algas retiraram 558 quilos de lixo das areias e restinga das praias Formosa e Santa Cruz, que ficam na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e no Refúgio de Vida Silvestre (RVS), em Aracruz. O material foi reunido e exposto esta semana na Escola Santa Cruz para que a comunidade tomasse consciência do problema.

 

Quem conferiu a exposição ficou espantado com a quantidade de sujeira deixada nas praias. No ranking de materiais descartados de forma indevida, as garrafas PET ganharam: 2.047 unidades. Embalagens plásticas, garrafas de vidro e isopores também foram vistos com frequência. A iniciativa tem o apoio do vereador Carlos de Souza, o Carlinhos do Josiel.

 

Para o presidente da Associação Vivas Algas, Márcio Coutinho, o montante de lixo é consequência da falta de cuidado de cada um que joga resíduo na areia. "Muitos pensam de maneira individualista, achando que um copo descartável ou um palito de picolé não faz diferença, mas quando todos pensam do mesmo jeito, o resultado é esse preocupante com o qual nos deparamos", destacou, acrescentando que em sua maioria os materiais coletados são compostos de algum tipo de plástico. Quando esse material é deixado na praia, a maré pode subir carregando o lixo para o mar, bem como o vento, causando graves problemas ambientais.

 

No ano passado, uma iniciativa conjunta de Coutinho e do pescador Sandro Ribeiro Costa, o Branco, levou conscientização para as praias da região de Santa Cruz. Buscando coibir a sujeira deixada na areia pelos banhistas, os amigos, voluntariamente, confeccionaram lixeiras com pneus de caminhão e placas educativas que foram instaladas por eles próprios em pontos estratégicos que vão desde a Praia Formosa até a entrada do bairro Coqueiral.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!