Após três anos de estudos e pesquisas, a Fibria desenvolveu um projeto inovador de carroceria para caminhões tritrens, que permite otimizar o transporte de madeira com o aumento de 19% de volume por viagem e ganhos ambientais.
Além do aumento de capacidade também houve economia de combustível, que resultou na diminuição de emissão de gases que provocam o efeito estufa, contribuindo com a preservação ambiental e a qualidade de vida das comunidades por onde a frota de caminhões circula.
O novo modelo de carroceria para tritrens foi desenvolvido e patenteado pela Fibria, a partir de uma parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os estudos tiveram início em 2009 e foram concluídos em outubro de 2013.
O diferencial da nova carroceria está na estrutura de aço, que teve a redução de seis toneladas em sua composição e ganhou mais resistência. Tecnicamente, o design foi alterado, houve o rebaixamento da altura do pescoço e foram utilizados materiais metálicos mais leves na construção da carroceria.
Coluna
Beth Vervloet
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