Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
27/03/2015 às 05:35
Ministério do Meio Ambiente reconhece ação da Fibria

A campanha de resíduos sólidos “O que tenho a ver com isso?”, da Fibria em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareí (SP), foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como prática de referência em Educação Ambiental. A ação está disponível na plataforma virtual EducaRES (educares.mma.gov.br), que reúne cerca de 150 experiências que servem de inspiração para a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao longo de dois anos foram organizadas gincanas e coleta seletiva nas escolas, além da distribuição de cartilhas explicativas e da apresentação de um diagnóstico sobre a situação do descarte inadequado de resíduos com fotos e vídeos. Os alunos transmitiram o conhecimento para amigos e vizinhos sobre a importância da atitude de cada um na construção de um ambiente melhor.

 

Agricultores apoiados pela Fibria fornecem ao Programa de Alimentos do governo

Associações de agricultores de Aracruz (ES) apoiadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), da Fibria, comemoram a venda de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do governo federal que promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. Só no mês de fevereiro, a Associação dos Produtores Rurais de Mata Limpa (Asprumata) e a Associação de Agricultores Familiares de Boa Vista (Agribovis) forneceram cerca de 11 mil quilos de alimentos ao programa. Os produtos adquiridos beneficiaram cerca de 90 entidades em Aracruz e cidades da Grande Vitória. O governo federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O PDRT cumpre com a estratégia de capacitar e qualificar profissionais das comunidades nas regiões de atuação da Fibria, por meio do desenvolvimento e fortalecimento de associações comunitárias e suas redes.

 

Parceria Votorantim pela Educação é renovada em Aracruz

A Fibria renovou a parceria com a Secretaria de Educação de Aracruz (ES) para dar continuidade, por mais um ano, às ações do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) no município. O projeto é uma iniciativa do Instituto Votorantim que contribui para a melhoria da qualidade da educação pública, por meio de mobilização social e qualificação das práticas de gestão educacional. Este ano, o PVE tem como proposta trabalhar o tema “Família e escola juntas – uma atitude que transforma”, por meio de cinco ações centrais: valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento; promover as habilidades importantes para a vida e para a escola; inserir a educação escolar no dia a dia; apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos; e ampliar o repertório cultural e esportivo dos jovens.

 

História da música regional é preservada em Mato Grosso do Sul

Com o objetivo de preservar a história da música sul-mato-grossense, o projeto Musicando Talentos inicia o terceiro ano de atividades com o estudo dos principais artistas da música regional. Realizado pela Fibria, em parceria com a Casa da Cultura e a Associação de Moradores do Bairro Jupiá, de Três Lagoas (MS), o projeto já atendeu cerca de 140 alunos e, neste ano, a meta é chegar a 60 pessoas em idade escolar. Os cursos gratuitos ocorrem duas vezes por semana e, além da história da música, são ministradas aulas de violão e percussão.

 

Fibria incentiva formação ambiental nas salas de aula

A Fibria firmou parceria com as secretarias de educação dos municípios de Três Lagoas, Brasilândia e Água Clara, em Mato Grosso do Sul, para o desenvolvimento do Programa de Formação Ambiental “Árvore do Saber”. Para complementar as atividades didáticas com a conscientização ambiental, os professores do 5º ano do ensino fundamental das escolas participantes irão desenvolver iniciativas que se relacionam ao tema sugerido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, “Ano Internacional dos Solos”. Após quatro meses, a equipe de Meio Ambiente da Unidade de Três Lagoas, responsável por acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, escolherá um projeto por município para ser aplicado na prática. E, no final do ano, os três projetos participarão de um workshop.

 

Você sabia...

...que neste sábado, 28 de março, às 20h30, indivíduos, empresas e comunidades de todo o mundo deixarão as luzes apagadas por uma hora em benefício do planeta? Essa será mais uma edição da Hora do Planeta, movimento global organizado pela WWF (World Wide Fund for Nature) que mobiliza as pessoas a dedicarem uma hora de suas vidas à causa ambiental. Por meio do ato de apagar as luzes, o movimento incentiva a responsabilidade pessoal de cada um por seu impacto sobre o planeta e convoca todos a adotar um estilo de vida sustentável. Participe você também! Para saber mais, clique aqui.

 

Fibria Notícias

Informativo eletrônico produzido pela Gerência de Comunicação da Fibria

Edição 272 | 25 de março de 2015

comunicacaofibria@fibria.com.br

Veja mais sobre Fibria [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!