Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/folha/public_html/includes/BancoDeDados.php on line 6
Folha do Litoral
Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
17/10/2014 às 07:01
A busca pelo sorriso perfeito

O aumento da expectativa de vida do brasileiro e a preocupação com a estética têm provocado uma mudança no sorriso das pessoas. “O sorriso é o principal cartão de visitas do ser humano, é a primeira impressão. O fato de ter um sorriso simétrico, bem cuidado, não remete diretamente à vaidade, mas sim à saúde. Uma pessoa com dentes visivelmente saudáveis imprime imediatamente uma percepção de higiene, de bem-estar”, explicou o Cirurgião Dentista de Aracruz, Renan D'orazio Paganoto.

 

No País, nos últimos 20 anos, o número mensal de implantes aumentou de 10 mil para 200 mil, segundo dados do setor. Hoje, 2,5 milhões de brasileiros usam implantes dentários, por exemplo, número que deve aumentar para cinco milhões até 2020, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratórios (Abimo).

 

Em Aracruz, no consultório de Renan Paganoto, a maior parcela dos pacientes o procura por motivos estéticos, enquanto o restante pretende tratar algum problema. Apesar da grande busca por esse tipo de tratamento, fabricar um sorriso perfeito está longe de ser barato. “Entretanto, a longo prazo, percebe-se que o investimento foi mais do que válido”, completou Paganoto. “A satisfação de uma pessoa ao perceber seu rosto completamente diferente, para melhor, o bem-estar e a autoestima elevada, esses qualidades não têm preço. O prazer de se olhar no espelho e se sentir bonito é algo que todo mundo almeja, aumentar a confiança”, disse o Cirurgião Dentista, que ainda oferece condições acessíveis de pagamento, para aumentar o acesso de quem não pode pagar à vista.

 

“Como profissional, eu trabalho pelo prazer em proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas. Desde a ética de apresentar um orçamento uniforme e equilibrado até flexibilizar o pagamento para quem tem menos condições de arcar com um tratamento mais caro. É preciso ter o compromisso social de fazer o bem, pela saúde das pessoas. Já cheguei a condicionar ao paciente, que só queria receber no final do tratamento, se ele ficasse satisfeito. E ele pagou com lágrimas de felicidade, quando viu o resultado final”, acrescentou.

 

Todavia, se por um lado um sorriso perfeito exige investimento do paciente, o gasto do dentista é muito maior. Hoje Especialista em Ortodontia, Odontologia Estética e em Implantes Dentários, Renan Paganoto precisa pôr a mão no bolso constantemente para capacitações e em equipamentos. “Para realizar o melhor trabalho, é preciso também ser o melhor. E isso serve tanto para os melhores cursos, qualificações e reciclagens, quanto para a aquisição de equipamentos de ponta. Eu procuro oferecer ao cliente, sempre o melhor resultado final que posso alcançar. Chega a ser ideológico de minha parte, e tudo isso tem um preço. Um profissional atualizado demanda muito investimento, são viagens e gastos constantes, todo ano. Mas vale a pena, quando podemos enxergar um trabalho bem-feito no sorriso de satisfação do paciente”, conclui. 

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!