Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
05/04/2013 às 08:31
Munique: capital mundial da cerveja - Danilo Salvadeo

 

   Da triste fama de capital do III Reich de Adolf Hitler, Munique, na Alemanha, deu a volta por cima e é hoje uma cidade grande e moderna, com longa tradição e grande coração. Entre a BMW e as cervejarias ao ar livre, que a tornaram famosa como capital mundial da cerveja (é lá a famosa e original Oktoberfest), entre arte, cultura, criatividade e cantinhos românticos, entre o barroco e o moderno: nada disso é contradição, mas sim típico de Munique. A capital da Baviera tem tantas grandes atrações para ver que o difícil é saber por onde começar.


   A praça Marienplatz é o centro de Munique, com sua atmosfera cosmopolita, muita vida e prédios que são, cada um deles, um monumento. A nova e a antiga prefeitura são marcantes na praça, assim como a igreja Peterskirche, a mais antiga no centro histórico, e a poucos passos de distância, é claro, a igreja Frauenkirche, com suas torres de cúpulas verdes. Ela é não só símbolo visual da cidade, mas também acústico: o badalar dos seus sinos é de uma exuberância e alegria incomparáveis. A majestosa construção gótica surpreende pelo princípio de que "menos pode ser mais": a altiva simplicidade contrasta com leves detalhes ornamentais. Quando os fiéis se reúnem aqui, o diabo não tem a menor chance - embora ele tenha deixado na entrada sua famosa "pegada do diabo".


   Ainda que Munique tenha igrejas maravilhosas - suas verdadeiras catedrais encontram-se ao ar livre. São os famosos "Biergarten", as cervejarias onde um público heterogêneo aproveita a vida à sombra de castanheiras centenárias. Embora esses jardins tenham nome de adega, ou "Keller", em alemão - Salvatorkeller, Löwenbräukeller ou Hofbräukeller. É que os cervejeiros, antigamente, armazenavam sua cerveja em espaços subterrâneos, de temperatura mais fresca, e logo tiveram a ideia de aproveitar para servi-la ali mesmo. Na época, os donos de estalagens tradicionais não gostaram nada disso e protestaram junto ao rei Ludwig I. Este tomou uma decisão de sabedoria salomônica: ele autorizou que a cerveja fosse servida em jardins, os "Biergarten, proibindo, porém, que os cervejeiros servissem qualquer tipo de comida. Assim, quem quisesse comer uma boa refeição enquanto tomava o tradicional "Biermaß" (uma caneca de um litro de cerveja), teria que trazer sua própria comida. Era o começo de uma tradição que continua sendo sagrada para os habitantes de Munique, até hoje.


   Os teatros da cidade também têm reputação internacional. Kammerspiele, Deutsches Theater, Residenztheater, Bayerische Staatsoper... A lista é de tirar o fôlego: só a página da internet da cidade cita 89 palcos. Impressionante também é a oferta de museus: as pinacotecas "Alte e Neue Pinakothek", "Pinakothek der Moderne" - essa combina quatro museus independentes que apresentam diferentes áreas da arte, ultrapassando convenções numa constelação sem igual no mundo -, Lenbachhaus, Glyptothek, Staatliche Antikensammlungen e Museum Brandhorst são museus mundialmente famosos. Outra zona de museus é o Lehel, com a Haus der Kunst, o Bayerisches Nationalmuseum, o museu de arqueologia Archäologische Staatssammlung e o museu de antropologia, Völkerkundemuseum. Sem falar no Museu de Paleontologia e no acervo de ciências naturais, na Villa Stuck, na coleção Sammlung Goetz, em uma edificação de Herzog & de Meuron, o museu judeu, Jüdisches Museum, enfim: dizer que a oferta é enorme, é puro eufemismo.


   Para muitos, ele é razão suficiente para ir a Munique: o Deutsches Museum. Um dos museus mais visitados na Europa e o maior museu de tecnologia e ciências naturais no mundo. Um pouco menor, mas talvez ainda mais precioso, é o Valentin-Karlstadt-Museum no Isartor. Nele, a exposição tem objetos curiosos e é toda dedicada à memória desse grande comediante, que dizia ser de coração um filho da cidade de Munique. Mesmo que o humor de suas palavras e o dialeto não sejam compreensíveis para todos: seu amor pela cidade, certamente o será.


Principais atrações

Allianz-Arena

Quem gosta de futebol não deve perder a oportunidade de conhecer a atmosfera impressionante do Estádio Allianz-Arena. Seja o campeonato alemão da Bundesliga, o europeu Champions League ou amistosos, nessa obra-prima dos gênios da arquitetura Herzog & De Meuron, qualquer jogo de futebol se torna uma experiência inesquecível. Esse é o lugar certo para quem quiser se juntar a 69.900 torcedores e sentir de perto a emoção do canto ensurdecedor da torcida e partidas de arrepiar. Nas visitas guiadas, você vai conhecer os bastidores fascinantes de um dos mais modernos estádios da Europa - e, na opinião de muitos, também dos mais bonitos. É o palco de exibição do famoso Bayern de Munique.


Wittelsbacher Residenz

A residência no centro da cidade, uma mistura entre o renascimento, barroco, rococó e classicismo, era o castelo da cidade e residência dos duques, príncipes-eleitores e reis da Baviera. O castelo cercado de água, construído já em1385, transformou-se em sede suntuoso dos dirigentes e demonstra a sensibilidade para a arte e as ambições políticas da dinastia dos Wittelsbach. O espaçoso palácio foi transformado em museu e está aberto para o público desde 1920. O complexo abrange 10 conjuntos, o museu é composto por 130 aposentos e é considerado hoje um dos mais importantes museus da Europa para a arte de interiores.


BMW Welt

"Descobrir a mobilidade com todos os sentidos!". No centro de entrega e entretenimento da BMW, único do gênero no mundo, a marca ganha vida. Situado em local privilegiado e diretamente na vizinhança da sede do grupo, do museu e da fábrica BMW, o centro de entregas BMW-Welt vai fazer seu coração bater mais forte, mesmo que você não seja fanático pela técnica e por automóveis. Com uma oferta variada e exposições alternantes em intervalos regulares, o BMW-Welt combina tecnologia, design e inovação com estilo de vida, dinamismo e cultura, cercados por uma arquitetura fora de série.


Castelo de Nymphenburg

Em 1664, para comemorar o nascimento de seu tão esperado herdeiro, Max Emanuel, o príncipe-eleitor Ferdinand Maria deu de presente à sua esposa, Adelheid von Savoyen, um castelo: Nymphenburg. Antiga residência de verão da dinastia Wittelsbach, o castelo forma um conjunto com o parque Schlosspark, seus jardins magníficos e pequenas construções representativas, como o castelo de caça Amalienburg ou o Badeburg, e é considerado um dos castelos monárquicos mais importantes da Europa. Podem ser visitados os aposentos de representação e estilo, o salão de festas, a galeria Schönheitsgalerie e o parque Schlosspark, uma das maiores e mais importantes obras de jardinagem da Alemanha.


Oktoberfest

Munique é a capital número um da cerveja - e no mundo inteiro, todos conhecem a Oktoberfest. Quando a Oktoberfest surgiu, em 1810, para comemorar um casamento na monarquia, ninguém imaginava que um dia ela se tornaria sinônimo de festa popular. Desde então, a maior festa popular do mundo acontece todos os anos, em setembro/outubro, no campo batizado de Theresienwiese. A festa é uma mistura de brincadeiras, prazer e tradição com música folclórica, cerveja tirada na hora e muita cordialidade e alegria. Quem quiser saber mais sobre o surgimento e a história dessa grande festa popular, pode participar da visita guiada oferecida desde 1995 em diversas línguas.

 

Viktualienmarkt

Em nenhum outro lugar no centro da cidade você vai encontrar uma oferta de especialidades tão exclusiva e variada como na grande área do mercado Viktualienmarkt. Aqui, o visitante pode passar por todas as barracas e desfrutar de especiarias, caças, peixe, frutas regionais e exóticas, flores, plantas e muito mais - só de olhar, já dá água na boca. Um bom motivo para juntar-se ao público heterogêneo na cervejaria ao ar livre mais central da cidade, tomar uma cerveja e comer uma das delícias regionais no "Biergarten". Além disso, eventos tradicionais são realizados aqui também, como a Festa de Levantamento do Mastro, a Festa dos Cervejeiros, a Festa de Verão e a Dança das Mercadoras, o ponto alto do carnaval de rua em Munique.

Veja mais sobre Turismo [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!