Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/folha/public_html/includes/BancoDeDados.php on line 6
Folha do Litoral
Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
28/11/2008 às 09:20
Ademar Devens preside mesa redonda sobre plano de desenvolvimento ES-2025

Os desafios na implantação do Plano de Desenvolvimento do Estado ES-2025 foram esclarecidos de forma didática nas palestras, em mesa redonda presidida pelo prefeito de Aracruz, Ademar Devens, no Centro de Convenções de Vitória, durante o seminário "4ª Gestão das Cidades", realizado na semana passada.

 

O prefeito Devens abriu a mesa redonda explicando que desenvolvimento é um assunto bem mais complexo do que se parece. De acordo com ele, o progresso de um município é mérito de uma boa gestão, já que os problemas são constantes. "Eu me recordo que no período de transição de mandato, tudo era festa, mas depois tomamos consciência dos problemas existentes no país, nos estados e que refletem nos municípios. Para dar continuidade e tornar efetivo um plano de desenvolvimento, o gestor precisa ficar calmo e ouvir mais do que falar. A humildade é necessária na administração pública, e a esperteza também. Sempre fiquem atentos antes de aceitarem ofertas boas demais e grandiosas, pois as vantagens podem ser facilmente abafadas pelas futuras conseqüências. Jamais troquem um favor pelo seu município por uma irregularidade, mesmo que pequena", orientou.

 

A secretária estadual de Meio Ambiente, Maria da Glória Abaurre, alertou os municípios sobre o crescimento no volume de licenciamento ambiental e elogiou Aracruz quanto à iniciativa no processo. "É cada vez mais necessário que os municípios assumam a Gestão Ambiental plena. No Estado, somente cinco municípios tomaram a iniciativa e Aracruz é um deles, inclusive já pediram para que o conselho próprio licencie obras de médio e grande impacto. É bom saber que a população está se conscientizando, visto o aumento no número de denúncias, mas são muitas e o IEMA atua cada vez mais de forma supletiva. O município tem que fazer a sua parte", alertou.

 

Depois do momento de perguntas, o mediador da mesa redonda, Ademar Devens, agradeceu o convite e revelou que quatro anos de mandato foi pouco para fazer o que era necessário e mesmo assim o município de Aracruz cresceu. "Fizemos um planejamento de evolução em longo prazo, para os próximos 10 anos, começando com Orçamento Participativo, Geoprocessamento e Georreferenciamento, revisão da Planta Genérica e Plano Diretor Municipal. Agora Aracruz está pronta para caminhar", revelou o prefeito à platéia, formada por 60 prefeitos e 14 vices, entre atuais e eleitos.

Veja mais sobre Política [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!