Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
18/10/2019 às 08:36
Aracruz: polo de referência em saúde

A Prefeitura de Aracruz, especialmente neste ano, vem apresentando conquistas relevantes na área da saúde. A implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h no bairro Vila Rica; a parceria com o Governo do Estado para a instalação de uma unidade da Farmácia Cidadã Estadual no bairro Guaxindiba; a realização de forças-tarefa objetivando a redução da fila de espera por consultas especializadas; e o resgate da frota própria de ambulâncias (que passaram a operar de forma integrada a partir de uma central específica), entre outras realizações fizeram com o que o município fosse reconhecido como polo de referência em saúde no Espírito Santo. E vem mais por aí. “A inauguração do primeiro Centro Municipal de Hemodiálise do Estado, no próximo mês, será mais um marco da nossa saúde”, comemora o prefeito Jones Cavaglieri.

 

Para que Aracruz se tornasse polo de referência, a secretária municipal de Saúde, Clenir Avanza, destaca também a reorganização estrutural (física e assistencial) da SEMSA, bem como a reorganização da Vigilância Sanitária. Houve ainda a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Praia do Sauê; a ampliação da UBS de Guaraná e a reforma de outras UBSs, bem como a ampliação do horário de atendimento destes locais, que funcionavam entre 7h e 16h e passaram a funcionar de 8h às 18h. A exceção, em breve, serão as UBSs do Bela Vista, Guaxindiba e de Jacupemba, onde o funcionamento será estendido até 22h, por meio do programa ‘Saúde na Hora’, do Governo Federal.

 

A realização de forças-tarefa que praticamente zeraram as filas de espera para consulta com oftalmologista e ortopedista na rede municipal é outro exemplo que a saúde no município deixa para o Estado. E até o final deste ano, outras duas ações do tipo serão realizadas. Uma, voltada aos servidores municipais e seu núcleo familiar – no próximo dia 26, de 8h às 17h, no Parque de Exposições Rubens Pimentel, reunindo médicos de sete especialidades (angiologia, cardiologia, clínica-geral, gastroenterologia, neurologia, psicologia e psiquiatria), além de dentistas – e outra – sem data definida – voltada para portadores de necessidades especiais.

 

Notáveis conquistas da saúde aracruzense

CENTRO MUNICIPAL DE HEMODIÁLISE

Com a inauguração do primeiro Centro Municipal de Hemodiálise do Estado, em novembro, pacientes renais crônicos de Aracruz e Região terão mais facilidade para fazer o tratamento, já que contarão com o serviço mais próximo de suas residências, evitando viagens exaustivas para outros municípios. A capacidade total de atendimento do Centro de Hemodiálise – anexo à UBS do bairro Guaxindiba, no antigo Centro de Especialidades Médicas (CEMA) – será de 72 pacientes por mês, atendidos em 1.080 sessões/mês.

 

FARMÁCIA CIDADÃ ESTADUAL

Outra notável conquista da saúde em Aracruz foi a implantação de uma unidade da Farmácia Cidadã Estadual, beneficiando também os moradores de Ibiraçu, Fundão, João Neiva e Santa Teresa com a oferta de 273 tipos de medicamentos de alto custo. Além do espaço necessário para o funcionamento (na UBS do Guaxindiba), a Prefeitura de Aracruz cedeu equipamentos e a equipe que garante os atendimentos, composta por cinco farmacêuticos, sete servidores administrativos, um assistente social e um auxiliar de serviços gerais.

 

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Primeiro espaço de atendimento em saúde 24 horas gerenciado pela Prefeitura de Aracruz, a UPA do Vila Rica é uma das grandes conquistas obtidas pela saúde local neste ano. Com boa estrutura, a unidade abriu as portas no dia 2 de janeiro e, de lá pra cá, mais de 70 mil atendimentos foram realizados. Ao todo, nove médicos – entre clínico geral, intensivista, ortopedista e pediatra – atuam na UPA, sendo cinco durante o dia e quatro à noite. Há também atendimento odontológico noturno, de segunda a sexta-feira, de 18h às 22h.

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!