Você está aqui: Home › Colunas › Editorial
Editorial

E-mail: folhalitoral@uol.com.br

07/08/2015
Bom ou ruim? Iema autoriza Jurong a criar peixes e algas em Aracruz

O mar de Aracruz não está somente para navios. O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) recebeu a licença ambiental expedida pelo Iema para a criação de peixes e algas no litoral do município. A Licença Prévia (LP) autoriza a implantação da aqüicultura e algocultura na Praia dos Quinze, em Barra do Sahy.

 

O EJA não informou ainda os tipos de peixes que irá criar. Entretanto, a aquicultura marinha é apontada como uma área de elevada rentabilidade. Uma das espécies que já vem sendo criada no Brasil é o bijupirá (Rachycentron canadum), peixe que já está sendo criado em cativeiro em alto-mar, na costa de Pernambuco, e é de alto valor no mercado internacional.

 

Há sinais de que este tipo de cultura será cada vez mais amplo. Um estudo do Instituto Earth Policy aponta que, em 2012, foram produzidas 66,5 milhões de toneladas de frutos do mar, contra 63 milhões de toneladas de carne vermelha.  Há enormes desafios ambientais com a atividade.

 

Na algocultura, a alga serve de alimento e abrigo para muitas espécies de organismos aquáticos. As macroalgas marinhas vêm sendo utilizadas há milênios pelos povos orientais, como parte importante de sua dieta alimentar. China, Japão e Coreia do Sul se destacaram como os grandes consumidores de algas na área alimentar.

 

Este deve ser o foco do Jurong em Aracruz.  As algas marinhas também são usadas como matéria prima em grande variedade de produtos.  Em 2003, a indústria usava cerca de 7,5 a 8 milhões de toneladas de algas anualmente, tanto coletadas na natureza, como cultivadas.

 

Os maiores produtores mundiais de algas colhidas ou cultivadas são a China e Japão – os grandes produtores –, seguidos pelos Estados Unidos e Noruega. Desta forma, além de produzir navios, com todos os danos ambientais e sociais decorrentes de seu estaleiro, o Jurong atuará em dois ramos da produção marinha na costa de Aracruz.

Veja mais em "Editorial" [veja todos]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!