Você está aqui: Home › Colunas › Editorial
Editorial

E-mail: folhalitoral@uol.com.br

16/04/2010
FOLHA DO LITORAL

   17 anos de informação, credibilidade e liderança

   Parece que foi ontem! A velha frase se aplica ao jornal FOLHA DO LITORAL, que comemora neste domingo, 18, seus dezessete anos de informação, credibilidade e liderança nos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e região. Começamos com periodicidade mensal, depois quinzenal e desde 2002, semanal.

 

   Em homenagem a este crescimento, que ficou marcado pela preferência da população de Aracruz em 73,7%, de acordo com a pesquisa de avaliação de serviços feita pelo Instituto Futura para a prefeitura do município, quando era feita a seguinte pergunta ao entrevistado: qual o meio de comunicação que mais divulga o município? Só deu FOLHA DO LITORAL (1º lugar). O resultado só constatou que nosso esforço atingiu o objetivo, e o passo maior, que esperamos dar ainda neste ano de 2010, será a circulação diária. Há um ano estamos levando uma edição de grandes centos aos nossos leitores, impressa na mesma rotativa que imprime um dos maiores e tradicionais jornais do Espírito Santo.

 

   A história da FOLHA DO LITORAL começou em agosto de 1989, quando o jornalista Danilo Sérgio Salvadeo passou a chefiar o setor de jornalismo da Sucursal do jornal e TV Gazeta em Linhares, e observou a necessidade de fundar um jornal alternativo para divulgar com mais espaço as matérias regionais por ele apuradas, que diziam respeito aos moradores da cidade e região, mas que eram de pouco ou quase nenhum interesse aos residentes na Grande Vitória, e que por isso deixavam de ser aproveitadas pelo jornal da Capital.

 

   O sonho foi realizado no dia 18 de abril de 1993, quando circulou a edição de lançamento do jornal FOLHA DO LITORAL, no formato tablóide e com oito páginas em preto e branco, sendo a periodicidade quinzenal. O jornal circulava então em Linhares, Aracruz (nosso berço desde a fundação) e São Mateus, e a dificuldade maior era o trabalho de editoração e impressão, já que naquele tempo se trabalhava apenas com máquinas de escrever, telex e computadores 286. A editoração foi feita por uma pequena empresa de Linhares, que levava o jornal para ser impresso no Rio de Janeiro. Entre a edição e a circulação, o tempo que o jornal demorava em chegar às bancas era, em média, de quatro dias.

 

   A linha editorial foi centralizada em cima da política dos municípios da área de abrangência do periódico, e com o tempo foram abertos espaços para economia, esportes, notícias sociais, cultura e o dia a dia de cada cidade, divulgando as novas empresas em suas inaugurações, as melhores festas, nas colunas Beth Vervloet, Variedades, Orla, Marcos Paulo e Litorâneas.

 

   No dia 20 de janeiro de 1996, quando trocou a REDE GAZETA por A TRIBUNA, onde ficou até o final de 2000 chefiando a sucursal de Linhares, Danilo Salvadeo fundou a sede própria da FOLHA DO LITORAL e passou a lançar edições em policromia. A impressão passou a ser alternada em gráficas de São Mateus e Linhares e, em 1999, a editoração passou a ser feita na própria sede do jornal. Neste ano de 2010, o jornalista Danilo Salvadeo está completando 34 anos de profissão, tendo a sua carteira profissional sido assinada em 1º de novembro de 1976 pelo jornal A TRIBUNA, de Vitória.

 

   O passo maior foi dado no dia 30 de março de 2001, quando a sede administrativa da FOLHA DO LITORAL foi transferida para o município de Aracruz, passando a antiga sede, em Linhares, a funcionar como Sucursal. A cobertura jornalística, desde 2001, passou a ser intensificada nos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão. A circulação passou em 2000 a ser semanal, com todas as edições em policromia.

 

   Atualmente a FOLHA DO LITORAL está em sua edição número 597, e entre seus anunciantes fiéis desde o início de sua fundação está a Fibria Celulose, que desde 2004 passou a anunciar em todas as edições, confirmando a credibilidade conquistada pelo melhor jornal semanal do Espírito Santo. O último número que circulou sem cores foi a edição 189, em 19 de junho de 2001. De lá para cá todas as edições do jornal foram editadas em policromia.

 

   Deve existir alguma razão para este sucesso editorial!

 

Veja mais em "Editorial" [veja todos]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!