Você está aqui: Home › Colunas › Especial
Especial

E-mail: folhalitoral@uol.com.br

29/03/2019
Newton e o caso da maçã

A história conta que Isaac Newton formulou a teoria da gravitação universal após observar o movimento de uma maçã em queda, por volta do ano de 1660. Há ainda algumas variações desse relato em que a maçã cai sobre a cabeça de Newton. No entanto, nenhuma delas é real.

 

De fato, a história foi inventada pelo próprio Newton, uma vez que, na época em que ele alegou atribuir sua descoberta à história da maçã, ele ainda estava muito longe de desenvolver toda a matemática necessária para a determinação da lei da gravitação.

 

Na época em que Newton fez a alegação sobre a maçã, ele estava em uma grande e duradoura disputa com o físico inglês Robert Hooke pela “paternidade” da lei da atração gravitacional, que mostrava que a força gravitacional dependia do inverso do quadrado da distância entre os corpos.

 

Hoje, sabe-se que a teoria da gravitação foi criada por Isaac Newton a partir da sua terceira lei, a lei da ação e reação. No entanto, essa lei só foi formulada no último rascunho da principal obra de Newton, o livro de nome Principia, 20 anos após a sua publicação original, em 1685. Além disso, Newton foi capaz de chegar à forma final dessa lei por meio da aplicação do método desenvolvido por Hooke.

Veja mais em "Especial" [veja todos]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!