Você está aqui: Home › Colunas › Marcos Paulo
Marcos Paulo

E-mail: folhalitoral@uol.com.br

06/05/2016
Ataque terrorista?

Para quem pensa que as atrocidades do grupo terrorista Estado Islâmico estão bem longe da realidade dos brasileiros, fique sabendo que a veracidade de uma mensagem ameaçadora publicada por um dos membros do grupo nas redes sociais foi confirmada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). “Brasil, vocês são o próximo alvo. Podemos atacar esse país de m…”, diz a publicação do perfil do Twitter que tinha como dono Maxime Hauchard, de 22 anos, datada de uma semana após os atentados de Paris, em novembro do ano passado. Deixa esse terrorista vir... Vai sair daqui correndo devido à corrupção! Mas, com as Olimpíadas no Rio, não é bom descuidar.

 

IPVA

O Detran-ES não está enviando o boleto do seguro DPVAT, que vence com a primeira parcela ou cota única do IPVA. Circular sem o documento é infração de trânsito e o governo faz tudo para prejudicar o cidadão, que agora é obrigado a entrar no site do órgão ou da seguradora para imprimir o boleto, ou ir à Ciretran. O boleto deve ser pago no primeiro semestre.

 

Juiz sem noção

A Justiça mandou as operadoras de telefonia fixa e móvel bloquearem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo o país por 72 horas. A decisão é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). O processo que culminou na determinação de Montalvão é o mesmo que justificou, em março, a prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook, empresa dona do aplicativo para a América Latina. O magistrado quer que a companhia repasse informações sobre uma quadrilha interestadual de drogas para uma investigação da Polícia Federal, o que a companhia se nega a fazer. É um juiz sem noção querendo ser a lei! Para o criminalista Fernando Augusto Fernandes, sócio do Fernando Fernandes Advogados, a medida prejudica usuários do aplicativo e o ambiente de negócios do país. "Nenhum juiz tem o poder de impedir a comunicação de milhares de pessoas que não estão sobre sua jurisdição, já que não somos réus no processo que preside. O máximo que poderia era arbitrar multa financeira que pode ser revisada pelas instâncias judiciais. É mais um ato em que o judiciário brasileiro expõe a insegurança jurídica nacional, que é hostil ao empresariado, ao mercado e aos direitos individuais. O FBI moveu todos os esforços para a Apple quebrar a criptografia do iPhone e não se viu o CEO da empresa ser preso por causa disso", afirmou. E provando o corporativismo, um desembargador negou o recurso do Facebook para suspender a decisão. É mais uma imagem negativa que os turistas internacionais levarão desse Brasil maravilha...

 

Sempre ela

Dentre as últimas de nossa presidanta, resolvi tomar coragem e assistir ao seu discurso para saudar a Tocha Olímpica. E como ela nunca nos decepciona, é claro que tivemos um pronunciamento com sua cota cumprida de pérolas. Entre tentativas falidas de filosofar por aqui e mencionar Galileu acolá, a “querida” afirmou que “dentre todos os processos tecnológicos que a humanidade criou, dois se destacam: um processo é chamado cooperação e o outro foi a conquista do fogo” – e bota tecnologia nisso. Mais uma dela: “a tocha vai ser ‘sentida’ (isso mesmo, sentida) em vários municípios. Desde a distante Amazônia, passando pelo Centro-Oeste, até São Paulo, Rio Grande do Sul (...)” – está certo, é tudo município. Por fim, mas não menos importante, a chefona do Planalto disse que “nós temos certeza que faremos uma Copa segura” – Esqueceu que estava falando das Olimpíadas. Tá doidona, hein, querida?

Veja mais em "Marcos Paulo" [veja todos]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!