Você está aqui: Home › Colunas › Litorâneas
Litorâneas

E-mail: folhalitoral@uol.com.br

01/11/2012
Cinema de graça em Aracruz

Amanhã (02) e sábado (03) Aracruz recebe o projeto "Ultragaz Cultural", que oferecerá sessões gratuitas de cinema em uma sala de exibição móvel, com 87 lugares, instalada numa carreta, às 10h, 12h, 14h, 16h e 18h, na Praça Heraldo Barbosa Musso (Praça da Paz). A ideia central é possibilitar que crianças e jovens que normalmente não teriam acesso ao cinema, vivenciem a experiência. Entre os filmes escalados para exibição estão as animações Gato de Botas, Kung Fu Panda 2, O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, Os Muppets e Os Smurfs, a aventura Viagem 2: A Ilha Misteriosa e as comédias Marley e Eu 2: O Filhote Encrenqueiro e Uma Professora Muito Maluquinha, ambos com duração entre 86 e 94 minutos, em média. Cada espectador ainda tem direito a pipoca e refrigerante.

 

Aracruz abre vagas para salva-vidas

A Prefeitura de Aracruz está contratando 60 salva-vidas para o período de verão, com atuação em toda a orla e na lagoa do Aguiar. O subsídio é de R$ 1.430,00, com direito a vale-transporte dentro do município. O emprego é temporário e vai de 20 de dezembro deste ano a 24 de fevereiro de 2013, com o processo seletivo e o trabalho supervisionado pelo Corpo de Bombeiros. Os aprovados no teste de aptidão física serão treinados durante 15 dias, em Barra do Sahy. O teste é composto de corrida de 12 metros, barra física, abdominais, apoio de frente sobre o solo, natação (100 x 400 metros) e barra física estática (somente para mulheres). Os testes, o treinamento e o trabalho dos guarda-vidas durante o verão será supervisionado pelo Corpo de Bombeiros. As inscrições são na secretaria municipal de Turismo, das 13h às 18h.

 

Doadores de sangue pagam meia entrada em cinemas

Os capixabas doadores de sangue têm direito a meia entrada em cinemas, teatros e shows de acordo com a Lei 7.737/2004, mas poucas pessoas sabem disto. Pensando em divulgar esta informação e aumentar o estoque dos bancos de sangue do Estado, o deputado estadual Luiz Durão (PDT) criou um projeto de lei que obriga a fixação de cartazes nas bilheterias informando sobre este direito. Na terça-feira (30) o Projeto de Lei 340/12 foi aprovado na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa pelo relator e deputado estadual Cláudio Vereza (PT), e agora segue para votação no Plenário. “Agora as pessoas, na hora de comprar os ingressos para shows, ou até mesmo na fila do cinema, vão ler o cartaz e saber que têm direito a pagar metade do preço pelo ingresso. Com certeza, isso vai fazer com que as doações de sangue aumentem e os bancos de sangue fiquem sempre abastecidos”, justificou o linharense Durão.

 

Vacina anticâncer de rins e pele

Já existe vacina anticâncer (pele e rins). Foi desenvolvida por cientistas médicos brasileiros uma vacina para estes dois tipos de câncer, que se mostrou eficaz, tanto no estágio inicial como em fase mais avançada. A vacina é fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta e é remetida para o médico oncologista do paciente. O médico que desenvolveu a vacina é José Alexandre Barbut, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

 

Reunião Extraordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Centro-Norte do Espírito Santo (CBHLCN) realizou sua 7ª reunião extraordinária na Câmara de João Neiva, com presenças do presidente do Comitê, Tarcísio Morellato (SAAE João Neiva); vice-presidente João Domingos Caniçali (SAAE Aracruz); secretário executivo e Felipe Sarmenghi Rangel (Ifes). Foram discutidas a apresentação de conceitos e estudo de caso de planos de bacias, pela representante do Iema, Aline Keller Serau; e a apresentação e discussão do Termo de Referência do Plano de Bacia previsto no processo de Licenciamento Ambiental do Estaleiro Jurong Aracruz, o qual trata da exigência de elaboração do Plano de Bacias e Enquadramento dos Corpos D’água. As reuniões têm mostrado o interesse da sociedade civil e dos poderes públicos em discutir a gestão dos recursos hídricos nos municípios de Linhares, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Fundão, Santa Teresa, Serra e Santa Leopoldina. O encontrou também contou com a presença do prefeito eleito em João Neiva, Romero Figueredo. A ideia é convidar todos os prefeitos eleitos das regiões que abrangem o Comitê para as próximas reuniões.

 

Servidores de Ibiraçu recebem novos uniformes

A Prefeitura de Ibiraçu entregou novos uniformes para seus servidores. O principal objetivo da ação é dar identificação a quem trabalha diretamente com a população, no exercício de suas atividades de vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde, além de aumentar a segurança. As equipes que receberam os novos uniformes foram: Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (54 camisas e 27 bonés), Vigilância Sanitária (2 camisas, 2 coletes e 02 jalecos) e Vigilância Ambiental – Agentes de Combate às Endemias (22 camisas, 4 camisas de manga longa para borrifação de imóveis, 22 calças jeans, 10 bolsas locomotivas, 10 bonés e 10 botinas de segurança).

Veja mais em "Litorâneas" [veja todos]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!