Você está aqui: Home › Colunas › Litorâneas
Litorâneas

E-mail: folhalitoral@uol.com.br

26/10/2012
Alunos de Ibiraçu iniciam cursos no Senai

Cento e dois alunos de Ibiraçu iniciaram nesta semana os cursos profissionalizantes no Centro Integrado do Senai, em Aracruz. São cursos de soldador - eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga; soldador MIG/MAG; soldador TIG e torneiro mecânico. As aulas têm carga horária de 180 horas. Segundo o aluno do curso de soldador TIG, Gilmar Gomes Veríssimo, esta é uma oportunidade única de ter uma nova profissão com um curso gratuito. "Além disso, as aulas nos oferecem capacitação qualificada para disputar as novas vagas no mercado de trabalho da região". Os alunos recebem transporte e alimentação gratuitos.


Cacau estadual em Paris

Lideranças do setor cacaueiro do Espírito Santo seguem, na próxima semana, para a França, onde participam, entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro, do Salão do Chocolate de Paris. A delegação capixaba levará amostras de cacau do município de Linhares para apresentar aos chocolateiros de todo o mundo. Após receber o prêmio de excelência da etapa nacional do Internacional Cacao Awards 2012, sendo selecionado entre as quatro melhores amostras de cacau do Brasil (a única do Espírito Santo), o produtor de Linhares, Emir de Macedo Gomes Filho, se credenciou para participar da etapa internacional do concurso em Paris.


Produção recorde de leite

A produção de leite no Espírito Santo ultrapassou a marca histórica de 437 milhões de litros registrada em 2007. De acordo com o relatório recente apresentado pelo IBGE, em 2011 o rebanho bovino produziu 451,3 milhões de litros. A produção cresceu 3% em relação ao ano anterior. O aumento gradativo vem ocorrendo em sequência nos últimos quatro anos e a produção atual gerou R$ 341 milhões de faturamento para os produtores. Atualmente, o rebanho bovino capixaba possui 2,2 milhões de animais, destinados à pecuária de corte e de leite e cerca de 300 mil desses animais são de vacas destinadas à ordenha. Diariamente, os 17 mil pecuaristas que investem na atividade ordenham 1,24 milhão de litros dos animais. Os municípios que mais produzem leite são: Ecoporanga, Linhares, Colatina, Alegre, Barra de São Francisco, Presidente Kennedy, Nova Venécia, Baixo Guandu e Cachoeiro de Itapemirim.


Encontro de "wheeling"

Um grupo de motociclistas foi criado recentemente em Aracruz, com o objetivo social na prática de esportes, em especial de exibição, além de apresentação de espetáculos em motos. Neste domingo (28), de 9 às 17 horas, haverá um encontro na entrada principal do Parque de Exposições Rubens Pimentel, denominado "wheeling", reunindo pilotos do Estado. Entre as brincadeiras, maior quantidade de giros em um minuto, maior tempo sem baixar a moto, melhor manobra inédita, corrida de tartaruga etc.


Encontro de integração da Bacia Hidrográfica do rio Doce

Nos dias 29, 30 e 31 deste mês será realizado em Governador Valadares (MG) o "I Encontro Anual de Integração da Bacia Hidrográfica do rio Doce" e o "I Pré-encontro de Educação Ambiental". O objetivo é mostrar o rosto da Bacia, sua identidade a partir dos afluentes, os desafios e conquistas dos CBHs, o desafio da integração e a gestão participativa, além da temática ambiental, problema das cianobactérias e a qualidade da água, plano de segurança da água, escolas sustentáveis, gerenciamento de resíduos sólidos etc. As inscrições são gratuitas (educacaoambientaldoce@hotmail.com) e (integracaodoce@hotmail.com). Os formulários de inscrição estão disponíveis no site www.riodoce.cbh.gov.br


 

Veja mais em "Litorâneas" [veja todos]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!