Saúde promove mostra de experiências dos programas de residência em Aracruz

Trata-se de uma ação do projeto de intervenção da pós-graduação “Educação em Saúde para os Preceptores no SUS”, feita por profissionais da rede municipal

0
4
Foto: Divulgação/PMA

Na quarta-feira 23, a secretaria de Saúde de Aracruz promoveu a 1ª Mostra de Experiências dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional do município. Trata-se de uma ação do projeto de intervenção da pós-graduação “Educação em Saúde para os Preceptores no SUS”, feita por profissionais da rede municipal, que tiveram a oportunidade de expor os trabalhos realizados, bem como desafios, dificuldades e conquistas no campo de prática.

Ao demonstrar os trabalhos realizados, como ações de promoção e prevenção de saúde, a enfermeira Sabrina Pretti enfatizou que a Residência em Saúde otimizou os atendimentos aos pacientes do SUS em Aracruz. “Posso dizer que melhorou o fluxo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde. Foram muitos ganhos para nosso município, principalmente para os pacientes que estão recebendo um tratamento mais humanizado”.

Rosiane Scarpatt, secretária municipal de Saúde, lembrou que “foi muito desafiador trazer um programa de residência e mantê-lo em Aracruz, pois se trata de algo novo e diferente. Às vezes temos que quebrar paradigmas dos próprios profissionais que já estão lotados aqui, além da própria sociedade que não entende e não tem o costume de ser assistido por um residente. Acredito que a residência daqui conseguiu se consolidar devido à cooperação mútua dos profissionais, passando à população a importância em se ter esses profissionais”.

Scarpatt ainda ressaltou: “sabemos que quando a academia caminha junto à prática, os conceitos, as formas de se trabalhar são revistas para que você possa pensar na coletividade e no propósito de cumprir o papel da atenção primária, que sempre foi desafiador, pois é o momento certo, que nós profissionais temos para fomentar junto à população e gestores o quão é importante a atenção primária”.

PUBLICIDADE