Protagonismo é tema de formação para professores e gestores das escolas municipais de tempo integral

Trata-se de um dos princípios educativos que fundamentam o modelo de ensino

0
8
Foto: Divulgação/Secom PMA

Na terça-feira 11, a secretaria de Educação de Aracruz e o movimento empresarial ES em Ação promoveram uma formação em Protagonismo para professores e gestores das escolas municipais de tempo integral. Trata-se de um dos princípios educativos que fundamentam o modelo de ensino. “Tivemos a oportunidade de elucidar dúvidas, trocar ideias e enriquecer o fazer pedagógico, refletindo diretamente em nossas aulas e no dia a dia de nossos estudantes”, comentou o professor Thiago Santos Mota.

O professor Guilherme Schroeder Soares ressaltou que “o protagonismo potencializa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz para os alunos uma visão real de como eles terão que lidar com situações que ocorrerão em suas vidas. O protagonismo também busca trabalhar com o estudante os seus sonhos e projetos de vida, onde os mesmos possam começar a dar os primeiros passos em busca da realização do seu sonho”.

Já o professor Gilliard Silva de Almeida lembrou: “Mais do que me preocupar em auxiliar na aprendizagem com a transmissão de conhecimento, trabalhar o protagonismo na vida dos estudantes significa contribuir para formação de cidadãos melhores. Cidadania se trabalha em qualquer ambiente, e o protagonismo é um instrumento fundamental para que isso aconteça. Tudo posso, desde que com responsabilidade e compromisso. Essa disciplina faz toda a diferença”.

PUBLICIDADE