Projetos de Aracruz e Região premiados no Edital de Boas Práticas 2023

0
11
Representantes dos projetos contemplados participaram de cerimônia no Palácio Anchieta. Foto: Divulgação/Governo do ES

Os projetos ‘Cuidando do Território’, de Ibiraçu; ‘Desenvolver Potencialidades para Reinserção’ e ‘Ganhando Pontos’, de Aracruz; e ‘Novos Tempos, Orgulho Renovado’, de João Neiva, foram contemplados com um prêmio de R$ 40 mil, cada, no Edital de Boas Práticas 2023, iniciativa do Governo do Estado para viabilizar ou fortalecer iniciativas em três eixos temáticos: prevenção ao uso de drogas; cuidados e tratamentos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas; e reinserção social.

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso destacou que o Edital de Boas Práticas e a parceria com os municípios, por meio de convênios para fortalecimento do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, “São dois exemplos do muito que realizamos e planejamos realizar nessa área, em benefício dos nossos irmãos capixabas, que tanto precisam do nosso apoio para vencer uma batalha que é de todos nós”.

Subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes ressaltou que “A temática das drogas é uma questão complexa, que deve ser abordada com soluções multisetoriais, inovadoras e criativas, como as apresentadas pelos contemplados no Edital de Boas Práticas. É preciso lidar com o assunto à luz da ciência, respeitando a autonomia e os direitos humanos do indivíduo e deixando de lado os preconceitos e jargões condenatórios. Entendemos também que os municípios devem ocupar um protagonismo importante, por isso assinamos esse fomento financeiro para ativação dos conselhos municipais”.

OS PROJETOS CONTEMPLADOS

Cuidando do Território
Proponente: Associação de Moradores Cultural, Esportiva e Social do bairro Elias Bragatto
Local: Ibiraçu

Desenvolver Potencialidades para Reinserção
Proponente: Comunidade Terapêutica Betânia
Local: Aracruz

Ganhando pontos: acupuntura para alcoolistas e tabagistas na atenção básica em saúde
Proponente: Juliana Oliosi Calheiros
Local: Aracruz

Novos Tempos, Orgulho Renovado
Proponente: Associação Coletivo Aba Tyba
Local: João Neiva

PUBLICIDADE