Projeto transdisciplinar da EMEF Santa Cruz combate lixo no mar

A iniciativa alertou os alunos sobre os impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos em ambiente costeiro

0
218
Foto: Divulgação/EMEF Santa Cruz

Linhas e restos de rede de pesca, plásticos e outros materiais foram retirados da praia de Santa Cruz, em Aracruz, durante a realização de um projeto transdisciplinar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Cruz. Idealizada pelos professores Ana Paula Coutinho Alvarenga, Dayane da Conceição Rossi, Douglas Ferreira Salarini, Oziel Ferreira Rocha e Ricardo de Oliveira Silva, a iniciativa alertou os alunos sobre os impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos em ambiente costeiro.

A proposta da EMEF Santa Cruz serve de inspiração e orientação para outros tantos fazerem a sua parte para preservar o meio ambiente, sobretudo o marinho, para o qual há uma tendência preocupante. Relatório recentemente divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) destaca que o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos e adverte que até 2040, os volumes de plástico que fluem para o mar quase triplicarão, com uma quantidade anual entre 23 e 37 milhões de toneladas.

O imprescindível, dizem os alunos, é não deixar nada além de pegadas nas areias das praias. “O lixo que está na beira da praia vai para o mar. E aí as tartarugas e outros animais marinhos podem se confundir e acabar comendo esse resíduo e morrer”, ressaltam. Confira abaixo o vídeo do ‘dia de limpeza na Praia de Santa Cruz’.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui