Programa oferece serviços de saúde a moradores de rua em Aracruz

A equipe multidisciplinar atua nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, entre 7h e 16h e é composta por um enfermeiro, um psicólogo e um assistente social

0
0
Foto: Divulgação/PMA

Em Aracruz, a equipe do ‘Consultório na Rua’ realizou de uma ação junto a pessoas em situação de rua na terça-feira 05. Foram ofertados serviços de orientação, prevenção e doação de kits de higiene bucal. Trata-se de um programa do governo federal executado pela secretaria municipal de Saúde.

A iniciativa percorre pontos críticos da cidade, frequentados por pessoas em situação de rua, realizando trabalho de atenção integral à saúde, abordando o indivíduo in loco, orientando a respeito de prevenção e promoção de saúde e realizando o tratamento quando necessário. O intuito é ampliar acesso e a qualidade de atenção integral à saúde tendo como porta de entrada preferencial a Atenção Básica em Saúde, promovendo, dessa forma, a equidade para essa população historicamente excluída.

A equipe multidisciplinar atua nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, entre 7h e 16h e é composta por um enfermeiro, um psicólogo e um assistente social. Além da rede municipal de saúde, o Consultório na Rua trabalha de forma integrada com a secretaria municipal de Assistência Social atuando em rede com os equipamentos da mesma.

Subsecretária de Saúde, Juliana Baiocco reforça que a ideia do programa, habilitado no município há três meses, é ampliar a assistência dos aracruzenses que estão em situação de rua, acolhendo, atendendo, acompanhando e inserindo esses indivíduos nos serviços de saúde. “Mas muito mais que garantir atendimentos, o Consultório na Rua oportuniza dignidade, respeito e acolhimento a pessoa que está em situação de rua”, disse.

Rosiane Scarpatt, secretária de Saúde, explica que as pessoas em situação de rua apresentam necessidades diversas. “Além das questões psicossociais próprias dessa população com alta vulnerabilidade, podemos citar doenças infectocontagiosas e respiratórias recorrentes, transtornos mentais, problemas relacionados ao abuso de álcool e outras drogas e variadas formas de violência”.

Para o prefeito Dr. Coutinho o Consultório na Rua é mais uma ação que visa humanizar a saúde na cidade. “Esse é um serviço que leva atendimento a pessoas em situações de vulnerabilidade e precariedade. A saúde de Aracruz tem ganhado melhorias significativas, e cada vitória precisa ser comemorada. Esse é mais um serviço importante para nossa cidade e diversas pessoas serão beneficiadas com isso. Uma cidade mais humana é uma cidade que olha para todos”.

PUBLICIDADE